terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pelo BASQUETEBOL


O basquete já chegou a ser o segundo esporte mais popular do País, perdendo apenas para o futebol. Nos últimos dez anos (pelo menos), esse lugar foi conquistado pelo voleibol, que mostra-se profissional em sua organização.

Um dos desafios dos que acreditam na retomada do basquetebol como esporte de massas é a formação de público, uma melhor organização de suas instâncias (associações, clubes, federações, confederação, liga nacional) e maior visibilidade, por meio de transmissões, nos veículos de comunicação.

A transmissão de jogos por emissoras de TV, mesmo que ainda só em emissoras pagas e de vez em quando em TV aberta, pode ajudar muito. Ver o espetáculo permite às pessoas saber que há algo além do futebol no mundo esportivo.

Uma lei aprovada recentemente e sancionada em outubro pela presidenta Dilma Rousseff, (a MP 620) também pode significar mudanças, especialmente na organização dos clubes e associações cujos dirigentes caducam e são reeleitos peremptoriamente.  A lei – que valerá partir de abril de 2014 – prevê que entidades esportivas deverão se adequar para receber recursos públicos e limita o mandato de dirigentes e presidentes a no máximo oito anos, com direito a uma reeleição na metade do período. Também estabelece que atletas terão direito a voto e à participação na direção das entidades, assim como acesso a documentos relativos à prestação de contas, que deverão ser divulgados em meios eletrônicos.

A liga nacional de basquete, denominada Novo Basquete Brasil (NBB), é uma tentativa que começa a colher frutos, embora ainda foque suas ações somente no adulto – de base, tem tido apenas o sub-22, o que já é relevante.

Em Goiânia, o retorno do time da Universo, sem dúvida, pode influenciar positivamente e incentivar quem constrói o basquete de base na capital e no estado.

Acreditando nisso, a AEGB Sesi Clube, sempre que pode, organiza seus atletas (e também mães, pais e avós) a assistir jogos de alto nível. Este ano, levou um ônibus com 40 atletas (crianças, adolescentes e jovens) a Anápolis, para um jogo da Seleção Brasileira de Basquete. E no último sábado, 7/12, mobilizou quase 60 pessoas que compareceram ao ginásio Rio Vermelho para assistir à primeira partida do Universo Goiânia, em casa. Alguns deles nunca tinham assistido um espetáculo como aquele. Aqui, aliás, cabe um agradecimento ao Universo Goiânia, que gentilmente cedeu 30 cortesias aos atletas da AEGB.

Universo Goiânia X Brasília

O Universo Goiânia, que vinha bem no campeonato, perdeu para o Brasília. Mas o importante foi saber que a cidade de Goiânia, tendo jogos de alto nível, pode sim ter uma torcida animada, contagiante, participativa, presente aos jogos de BASQUETE: ter um público saudável e cativo.


Nesta quinta-feira, à noite, o confronto será contra o Palmeiras. O jogo promete. Os atletas, comissão técnica, dirigentes da AEGB Sesi Clube, estarão lá mais uma vez, PELO BASQUETE, e torcendo pelo Universo - o time que representa a nossa Capital na NBB.

Clic Cerradania

Fotos exclusivas da torcida da AEGB e do jogo entre Universo Goiânia X Brasília.



























AEGB Sesi Clube/patrocínio:














Parceria/apoio:

Cerradania 
Editor responsável: Cláudio Marques (M.T.E. 1534)
aegb.presidencia@gmail.com
Fotos deste post: Regina Magnabosco e Cláudio Marques.

Um comentário:

  1. Ótima publicação, Cláudio! Vou compartilhá-la nas redes. Você é mesmo 10!

    ResponderExcluir