sábado, 21 de maio de 2011

Jaime Oncins: "Para ser um atleta é preciso ter prazer, dedicação e sonhar"

Neste sábado pela manhã, saí logo cedo pra levar meu filho, Arthur ao colégio. Como é perto do Clube Jaó, do qual sou sócio, resolvi levar short e tênis pra bater uma bolinha com os “véio” (ex-atletas do basquete), como eu. Todo sábado pela manhã tem um bate bola extremamente saudável lá. Ao chegar, uma surpresa boa: ocorria a solenidade de inaguração das quadras poliesportivas e de abertuda da Olinverno 2011, torneio interno que o clube promove todo ano. Resolvi aproveitar a oportunidade e cobrir tudo. Foi maravilhoso, pois até tive a oportunidade de fazer uma entrevista exclusiva com um dos maiores tenistas da história do Brasil: nada menos que Jaime Oncins. Espero que gostem.

Cláudio Marques.

Veja também: fatos e fotos pra você baixar.

ENTREVISTA/JAIME ONCINS
Jaime Oncins, um dos maiores tenistas da história do Brasil, especialmente
na década de 1990. Na foto, ele durante jogo contra o goiano Benegas,
na quadra inaugurada pelo Clube Jaó. Goiânia, 21/05/2011.
Foto: Cláudio Marques

Para ser um atleta, “é preciso ter prazer no que faz, dedicação e buscar permanentemente o sonho”. A opinião é de Jaime Oncins, um dos maiores tenistas da história do Brasil antes do surgimento do fenônemo Gustavo Kuerten. Oncins falou com exclusividade ao Cerradania.
Oncins se disse “feliz com o convite” para participar do evento, especialmente dirigido ao público mirim. “Quando eu era pequeno participava deste tipo de torneio, que era um grande incentivo para prosseguir praticando o esporte”. A íntegra da entrevista:

Cerradania: Oncins, qual é a importância da sua participação numa solenidade como esta (de inauguração de quadras e abertura da Olinverno 2011)?
Jaime Oncins: Fico feliz pelo convite e por saber que tudo o que fiz no esporte foi útil para mim, mas pode ajudar a criançada a trilhar pelo caminho do esporte, que é saudável e importante para tudo na vida.
Cerradania: Que dica você daria às crianças, adolescentes e jovens que estão começando no esporte?
Jaime Oncins: É preciso ter prazer no que faz, dedicação e buscar permanentemente o sonho.
Cerradania: Segundo as estatísticas, do universo dos que praticam qualquer modalidade de esporte, somente 0,5% vão se tornar atletas. Como orientar a criançada que pratica o esporte acreditando que será um atleta de alto rendimento, sem que haja uma frustração futura?
Jaime Oncins: A criança ou adolescente não tem que entrar para o esporte criando a expectativa de que tem que ser profissional. É preciso antes praticar (o esporte) sabendo que é algo saudável, importante para a convivência com outras pessoas e principalmente que dá muito prazer. Lá na frente, se terá retorno positivo, que pode ser o de tornar-se um atleta ou, mesmo não sendo, ser um cidadão de bem, um bom profissional de qualquer área. Só o fato de, ao entrar para a universidade, poder disputar por ela, já é muito legal, por exemplo.
Cerradania: Em que medida o esporte ajuda no controle emocional, no enfrentamento das dificuldades da vida, profissional e pessoalmente?
Jaime Oncins: É muito importante. Numa disputa esportiva a gente sofre pressão o tempo todo. Saber lidar com a pressão é fundamental. A vida é cheia de obstáculos e o esporte permite sabermos como enfrentá-los.

PERFIL
Nome: Jaime Oncins
Naturalidade: São Paulo
Data de Nascimento: 16 de junho de 1970.
Retrospecto:
§  Representou o Brasil na Copa Davis de 1992
§  Venceu Ivan Lendl em Roland Garros, 1992.
§  Fez parte da equipe brasileira que chegou à semifinal do Grupo Mundial da Copa Davis, batendo a Alemanha, de Boris Becker, e a Itália.
§  Dois de Simples em Búzios e Bolonha em 1992.
§  Disputou as Olimpíadas de Barcelona em 1992 e Sydney 2000.
§  Chegou a ser numero 34° do mundo em simples.
§  Conquistou cinco títulos de duplas pela ATP.
Fonte:  Wikipedia

Olinverno 2011

A solenidade de abertura da Olinverno 2011 ocorreu no sábado, 21 de maio.  Manhã maravilhosa. Sol a pino.
Houve desfile das equipes participantes.
Foto: Cláudio Marques


O judoca Matheus Domingues acendeu a tocha olímpica e, em nome de todos, fez o juramento do atleta.
O judoca Matheus Domingues acende a tocha olímpica.
Foto: Cláudio Marques 

Como parte da festa, o primeiro do ranking goiano, Benegas, enfrentou Jaime Oncins numa suada partida.


Na Olinverno, serão disputadas as seguintes modalidades: basquete, futebol, futsal, judô, karatê, natação, tae kwon do, tênis, voleibol, futsal (feminino e masculino). O torneio ocorrerá até o dia 2 de julho.

Carlos Valentim (Agel), Antônio Berquó (veterano do basquete), Luiz Carlos Orro (Semel),
Felipe Gillet (Presidente Social do Jaó), Sussumo Taia, Mirna e Juarez Bessa (conselheiros do Jaó).
Foto: Cláudio Marques
O presidente do Jaó, Ubirajara Berocan Leite justificou a sua ausência. Estava participando, fora do Estado, de reunião que envolve 30 clubes sociais em todo o país.

Clicks Cerradania
Presidente Social do Jáo, Felipe Gillet, corta a
faixa de inauguração das quadras poliesportivas do Jaó.



A banda do Exército prestigiou a solenidade.

Mães e filhos presentes ao evento.




Aliás, famílias inteiras.

Os veteranos do basquete também prestigiaram a festa.

Equipe Jaó.


Judoca Matheus: "Juro honrar o esporte"























Clicks Jaime Oncins






Eu e Jaime Oncins.




Meus amigos do basquete





Fotos:
Cláudio Marques (autorizada a cópia desde que citada a fonte).

cerradaniablog@gmail.com
Twitter: @claudio_mduarte
Facebook: Cláudio Marques Duarte

3 comentários:

  1. Posto o comentário do amigo e professor Julius Borges, postado no Facebook. Uma honra para mim:
    "Muito legal a matéria Cláudio Marques Duarte. Admiro sua força de vontade de fazer com que o esporte seja visto também com outros olhos e não só como Competição. A busca por pessoas para entrarem nesta área está escassa e quando vemos que c...lubes, escolas, academias, etc.. Promovem eventos como este, transmitem uma boa mensagem para todos nós, tanto os que estão incluídos na área como professores, técnicos, alunos atletas, quanto quem está de fora, porém, acompanha como os pais, representantes, organizadores, enfim... Parabéns pelo trabalho!!Ver mais.
    Julius Borges"

    ResponderExcluir
  2. Divulgo aqui, também, o comentário do Gerente de Marketing e Comunicação Social do Clube Jaó, postado por ele em matéria publicada na semana passada sobre os jogos do final de semana pela Copa Sesc (veja no link http://cerradania.blogspot.com/2011/05/copa-sesc-13-jogos-movimentam-o-feriado.html)

    "Excelente sua matéria sobre a estada do tenista Jaime Oncins no Clube Jáo! As fotos e a entrevista ficaram ótimas, parabéns!!

    Luiz Fernando Bueno
    Gerente de marketing e
    comunicação social.
    Clube Jaó. "

    ResponderExcluir
  3. Buscar o sonho e ter prazer no que faz é mesmo receita de sucesso. Valendo lembrar que sucesso nem sempre é dinheiro, mas é felicidade.

    ResponderExcluir