quinta-feira, 9 de junho de 2011

Homenagem à memória do companheiro Manoel Neto (in memorian)

Fui amigo do Manoel Neto, companheiro do PT do entorno de Brasília (DF), falecido dia 22 de maio, vítima de atropelamento, possivelmente planejado (o caso está sendo investigado pela polícia). Neto era exemplo de alegria, dedicação, amor ao próximo e à luta por justiça social. Tinha assumido recentemente a Secretaria de Governo de Cidade Ocidental. Planejava ampliar os direitos da população local, tão sofrida e carente de políticas públicas. Peço licença aos leitores de Cerradania, para publicar abaixo matéria sobre encontro do Movimento Cerrado (postada pelo site da amiga e deputada federal Marina Sant'Anna), um grupo do qual faço parte e que tem como objetivo organizar pessoas para a luta pela Construção de um Novo Goiás, um Novo Brasil. A reunião acabou se transformando num ato em homenagem à memória do amigo Neto.

Cláudio Marques.

II Seminário do Movimento do Cerrado é marcado por homenagem ao amigo Manoel Neto

Texto e fotos: Cláudio Marques Duarte

Participantes do Movimento Cerrado, ao final do seminário.
Para ver a foto inteira, basta clicar sobre ela duas vezes.

O Movimento Cerrado realizou o seu II Seminário. O encontro reuniu lideranças da capital e de todas as regiões do Estado, entre elas a deputada federal Marina Sant'Anna e o Ex-Prefeito de Goiânia, Pedro Wilson. Em pauta: análise de conjuntura, a identidade, as táticas e estratégias do agrupamento para a sua organização, a sua inserção nos movimentos sociais, democráticos, populares, e os processos de disputa eleitoral de 2012 e 2014.


Sérgio Alberto Dias, o Serjão: enquete aponta
que membros do Movimento Cerrado
tem forte atuação nos movimentos sociais.
Na abertura do seminário, o assessor especial da Prefeitura e ex-vereador por Goiânia, Sérgio Alberto Dias (foto), apresentou o resultado de uma enquete que diagnosticou o perfil dos militantes do grupo. A consulta demonstra que o Movimento Cerrado tem participação efetiva nos movimentos sociais (66%), ampla fidelidade ao PT (96%), preocupa-se com a formação de novos líderes e deseja ver o PT disputar a hegemonia política no Estado de Goiás. Considera a saúde, a educação, a segurança pública, a reforma agrária e o combate às drogas questões centrais a serem enfrentadas. O grupo reconhece o combate à desigualdade social, a diminuição da pobreza, a geração de empregos e o programa Minha Casa Minha Vida como os maiores legados do Governo Lula.



A análise de conjuntura foi feita pelo Sub-Chefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto (foto). Ele ressaltou os vários momentos relevantes na história de luta do Partido dos Trabalhadores. Desde o processo de redemocratização, a luta pelas diretas já, as primeiras eleições presidenciais, o Impeachment de Collor (Ex-Presidente), a marca de combate à desigualdade social dos governos Lula e os desafios para o próximo período, com o governo Dilma Roussef. “O PT foi fundamental mesmo antes de ser governo, na pressão por mudanças profundas. A figura simbólica de Lula trouxe para o povo simples e excluído para o centro da vida do País”.

Olavo Noleto: "A luta pelos direitos
da juventude deve estar no centro de nossa agenda"

Apesar dos avanços dos oito anos de governo do PT, Noleto afirma ser necessário compreender que a sociedade sempre quer avançar mais. “Devemos perceber e transformar em políticas públicas os novos anseios e angústias da população, se pretendermos manter e ampliar a nossa hegemonia política”. Nesse sentido, ressaltou que a Presidenta Dilma acertou a mão ao ter o combate à miséria absoluta como “carro-chefe” do novo governo. “A luta pelos direitos da juventude também deve estar no centro de nossa agenda”, concluiu.



Pedro Wilson: “O que conquistarmos
em 2012 será decisivo na definição de
nossa força para disputar 2014”
O encontro debateu quais devem ser as prioridades no diálogo interno e reafirmou o papel de oposição do PT em relação ao governo de Goiás. Vários militantes se apresentaram propostas de organização tática e estratégica para o próximo período, incluindo a definição de candidaturas a vereador (a) e prefeito (a) em 2012.  “O que conquistarmos em 2012 será decisivo na definição de nossa força para disputar 2014”, avaliou um deles. “Queremos o PT cada vez mais participativo, aberto, democrático e transparente, em Goiás e em nível nacional”, enfatizou o ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson.


Homenagem

O seminário tornou-se um ato em memória do dirigente petista e ex-Secretário de Governo de Cidade Ocidental, Manoel Vitor Neto, o “Neto do PT”, falecido dia 22 de maio. Pedro Wilson falou da “saudade” de Neto, “um companheiro de chegada do PT, não só em Cidade Ocidental, mas em todas as lutas do povo de Goiás”. Segundo ele, a morte de Neto deixa uma “lacuna forte que devemos preencher. Temos a obrigação moral de manter a acesa a sua luta”, concluiu.

Emocionada, a deputada federal Marina Sant’Anna (foto) relembrou lições de comprometimento de Neto com a luta pelos direitos da população região do entorno de Brasília e de Goiás. “É impossível distanciar a nossa luta do modo de ser do Neto. Lutando pelo entorno ele tinha razão. O combate à violência, a carência da população, a infra-estrutura e as políticas sociais, todas essas demandas requerem a atenção do PT e de nossos governos”, ressaltou para concluir:“Nossa alegria para lutar deverá ser sempre maior do que qualquer embate interno”.


Lutando pelo entorno, o Neto tinha razão. O combate à violência, a carência da população,
a infra-estrutura e as políticas sociais, todas essas demandas requerem a atenção de nossos governos”
 
Todas as demais falas fizeram menção à figura simbólica e inesquecível de “Neto do PT”, incluindo a declamação do poema “Eu voltarei”, de Cora Coralina. “Deixarei no mundo uma vasta descendência de homens/ E mulheres, ligados profundamente ao trabalho e à terra que os ensinarei a amar”, diz uma das estrofes.

Agenda – O seminário ocorreu dia 04 de junho, no auditório da Faculdade Delta. Nova reunião plenária do Movimento Cerrado será realizada no dia 2 de julho, às 9h, em local a ser confirmado.

Clics Cerradania
Acesse à galeria com 72 fotos, por meio do meu Facebook, no link abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.214751088555737.64142.100000625411387&l=84650f3d13
Cláudio Marques Duarte
62  8543 3293
Twitter: @claudio_mduarte
Facebook: Cláudio Marques Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário