domingo, 15 de abril de 2012

VENCEU QUEM ERROU MENOS: SÃO PAULO É O CAMPEÃO BRASILEIRO SUB-17 MASCULINO DE BASQUETE DE 2012

Foto: Cláudio Marques/Cerradania

Neste domingo, 14 de abril, fui com minha família (Regina, Arthur e Guilherme) e amigos (Antônio Bauer, Matheuzão e Douglas) assistir à final do Campeonato Brasileiro Sub-17 Masculino de Basquete, em Anápolis-GO, Ginásio Carlos Pompeu de Pina.
Pelo que assisti no primeiro tempo, parecia que o Rio de Janeiro seria o campeão, tal a superioridade demonstrada.
Em determinado momento comentava com o amigo Antônio Bauer que ano passado, na final do Sub-19, também em Anápolis, os paulistas perdiam para os cariocas e somente no último quarto se recuperaram, ganhando de virada. Será que a história se repetirá? – perguntei.
Não parecia, mas foi exatamente o que ocorreu. Todo o desempenho do RJ no primeiro tempo virou pesadelo no 3º e, principalmente, no 4º quarto.
Erros incríveis foram cometidos por ambas as equipes: bandejas, arremessos debaixo do aro, pisos nas linhas limítrofes da quadra, voltadas de bola, air balls de média e longa distância e até simples passes na saída de bola.
Quase no último minuto de jogo o armador fluminense infiltrou em bela bandeja, mas errou. Seu colega pivô pegou a bola quase dentro da cesta e conseguiu errar.
São Paulo também errou muito, mas menos. Sua superioridade foi demonstrada decisivamente em seu sistema defensivo.
Também houve vários lances de encher os olhos, como duas socadas do número 10 de São Paulo, uma no primeiro e outra no segundo tempo, sendo esta a mais importante, pois era momento crucial do jogo. Já os cariocas executaram bem as jogadas ensaiadas, no primeiro tempo.
Resumo do jogo: venceu quem errou menos e marcou melhor. Placar final: São Paulo 66 x 56 Rio de Janeiro.
Parabéns, São Paulo, campeão de ouro! Parabéns, Rio de Janeiro, prata! Parabéns, Minas Gerais, bronze!

CLICS CERRADANIA

A equipe de São Paulo (ordem alfabética): André, Eric, Gabriel, 
Humberto, João Pedro, Leonardo, Luís Felipe, Nícolas, 
Pedro, Rodrigo, Weslley e William. Técnico: Pablo Costa.
Foto: Cláudio Marques/Cerradania

A equipe do Rio de Janeiro (ordem alfabética): Bruno, Daniel,
Douglas, Gabriel, Higor, Leonardo, Lucas, Luís Felipe, Pablo,
Pedro e Ramon. Técnico: Leonardo Bruno.
 Foto: Cláudio Marques/Cerradania

A equipe de Minas Gerais: 3ª colocada. 

Técnico: Frederico Carvalho Rocha.

Foto: Cláudio Marques/Cerradania
Foto: Cláudio Marques/Cerradania

Foto: Cláudio Marques/Cerradania

Foto: Cláudio Marques/Cerradania

Foto: Cláudio Marques/Cerradania

Seleção do Campeonato Brasileiro: armador (1) - Pablo Lima (Rio de Janeiro), ala/armador (2) - Lucas Vezaro (Santa Catarina), ala (3) - Humberto Silva (São Paulo), ala/pivô (4) - Haroldo Marques (Pará) e pivô (5) - Vithor Juliato (Minas Gerais). Fonte: CBB.
Foto: Cláudio Marques/Cerradania

Representantes da FGB e CBB.Foto: Cláudio Marques/Cerradania

Os destaques do campeonato, com o representante da CBB.
Foto: Cláudio Marques/Cerradania




Foto: Cláudio Marques/Cerradania

Foto: Cláudio Marques/Cerradania


O armador de São Paulo passa a mão na redinha do jogo,
uma tradição nas finais. O time campeão leva!!!!
Foto: Cláudio Marques/Cerradania

Veja também a notícia publicada na noite de 15/04/2012 no site oficial da CBB (www.cbb.com.br) e no blog http://fibasquete.blogspot.com.br


Cerradania
Edição, textos e fotos: Cláudio Marques (MTE 1534)
www.cerradania.blogspot.com
cerradaniablog@gmail.com
62 85433293
Twitter: claudio_mduarte
Facebook: Cláudio Marques Duarte

8 comentários:

  1. parabens a toda equipe de sao paulo,com 2 dias de treino da equipe,para se conhecer em quadra,e de jogo a jogo foram conquistando titulo,ate ganharem os 6 jogos invctos parabens ao tecnico que soube formar uma equipe 2 dias de treinos,pesado,a uma equipe campea,parabens meninos,vcs foram guerreiro do começo ao fim,toda equipe cada um colaborando de sua maneira e chegaram a medalha de ouro.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssimo pelo comentário, Dalva! Se quiser, inscreva o seu email no topo do meu blog (à direita) que vc passará a receber em seu email todos os meus novos posts. Sobre o seu comentário, fiquei preocupado por saber que a referência maior do basquete brasileiro (São Paulo) teve apenas dois treinos preparatórios. E aqui não me refiro mais à vitória em si, mas a quantas anda a organização dos nossas federações País afora. Uma pena para quem acredita e sonha em planejamento a curto, médio e longo prazos pra, quiçá, termos um basquetebol de alto nível e praticado por milhões de brasileiros daqui a alguns anos.

      Excluir
  2. Eu acho tudo bonito no jogo... a análise técnica, porém, me vem pelo Cerradania. Legal!

    ResponderExcluir
  3. Eu que moro a mais de 11 anos nos Estados Unidos, estava sedento de informacoes das categorias de base de nosso basquetebol. Parabens Claudio pelo seu blog e eu ficarei daqui torcendo pelo basquetebol das categorias de base do Estado de Goias por onde passei e vivi grandes alegrias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graande Athos, com quem aprendi muito sobre como ser um atleta e como ser um cidadão. Para quem não sabe, Athos foi um grande jogador do Jóquei Clube de Goiás, Seleção Goiana. Raçudo, exercia liderança natural sobre os grupos os quais compunha. Obrigado pelo comentário, Athos, uma honra para o Cerradania.

      Excluir
  4. Parabens pelo bog, Claudio Marques, adoro receber essas noticias. Como mae de basqueteiros que sou, volto no tempo, da uma saudade danada... Meus filhos, agora adultos, moram nos Estados Unidos, e saber que tudo comecou ai em Goiania, nos jogos do Ajax, Joquei, Selecao Goiana, tempo bom!!!
    Continue assim, curtindo os filhotes, divulgando o basquete goiano e sobretudo sonhando com dias melhores para os jovens atletas do nosso Goias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre muito bom saber que promovo, além das notícias em si, um saudável saudosismo. Esse é o objetivo do Cerradania, fazer diferença. Muito obrigado, Oraida!!!!

      Excluir