sexta-feira, 27 de maio de 2011

Rui Falcão em Goiânia: “eleger vereadores e prefeitos é a prioridade máxima do PT para 2012”


Presidente Nacional do PT, Rui Falcão cumpriu extensa agenda em Goiânia.
Foto: Cláudio Marques
 
“A Reforma Política é a prioridade do Partido dos Trabalhadores este ano. E em 2012 a nossa prioridade é eleger o máximo de prefeitos e vereadores do PT”. A orientação é do jornalista, deputado estadual por São Paulo e Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, que esteve em Goiânia nesta quinta-feira, 27 de maio.
Rui Falcão cumpriu extensa agenda. Almoçou com membros da executiva e parlamentares do PT, deu coletiva à imprensa e visitou o Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, no Paço Municipal. Concluiu a sua jornada à noite, em encontro com a militância, no Adress Hotel.


Lideranças do PT, da capital e do interior do Estado, participaram do debate.
Fotos: Cláudio Marques





















Durante o encontro com a militância (fotos), Falcão ressaltou que a reforma necessária deve priorizar o financiamento público de campanha, a fidelidade partidária, a proibição de coligações para eleição legislativa, o voto em lista pré-ordenada flexível, a ampliação da participação popular e a igualdade de espaço para as mulheres nas chapas de candidatos.

Ele lembrou que atualmente há apenas 9% de mulheres deputadas na Câmara dos Deputados e um número ainda menor se considerada a etnia negra ou índia, por exemplo. “A melhor maneira de corrigir a sub-representação das mulheres, que são maioria na população brasileira, é garantir paridade entre homens e mulheres”, ressaltou.
Rui Falcão enfatizou que a lista pré-ordenada permite a apresentação de conteúdo programático, em contraposição à política tradicional que foca no indivíduo a representação política.


Rui Falcão: "A democracia direta não se opõe
à representativa".
Foto: Cláudio Marques

O Presidente Nacional do PT defendeu a ampliação da participação popular nas decisões sobre o futuro do Brasil, por meio de consultas e plebiscitos. “A democracia direta não se opõe à democracia representativa, uma é complementar à outra”. Países avançados fazem consulta periódica à população sem que isso fira a representação do parlamento, explicou.
Para Rui Falcão, o fim das coligações proporcionais “extinguirá os partidos de aluguel” que, hoje, elegem parlamentares com baixíssima representatividade. “Para nós, essa é uma maneira de aperfeiçoar o atual sistema eleitoral, que é falho”, expressou.





Prioridades para 2012
Rui Falcão animou a militância do PT em Goiás quando disse que a prioridade para 2012 será a eleição de vereadores e prefeitos do partido em todo o país. “Se em 2010 fizemos tudo pela eleição da Presidenta Dilma, priorizando a política de alianças e o projeto nacional, o que foi correto, em 2012 é tudo pelo PT”, bradou, sob aplausos. Ele explicou, contudo, que isso não significa abandonar os partidos aliados. “Onde o prefeito de outro partido vai bem, vamos fortalecê-lo e buscar a sua reeleição, pois os aliados são importantes para nós”, ponderou.
Para Falcão, o que credencia o PT para 2012 são as realizações dos governos Lula e Dilma, o jeito petista de governar, expressado nas administrações municipais e dos cinco estados que o partido comanda e a popularidade do partido, aferida em pesquisas científicas.  “O PT hoje é a maior força política organizada da América Latina e um dos mais respeitados do mundo. No Brasil, tem 25% de aceitação, o que significa que um quarto da população acompanha nossas idéias”, concluiu.

Neto do PT, uma
história de luta.

Homenagem Durante o debate, o Presidente do PT-GO, Valdi Camárcio, homenageou a memória dos petistas Manoel Victor Neto (foto) e Sônia Maria Ricardo Ferraz, que faleceram recentemente. Neto, que era Secretário de Governo de Cidade Ocidental, no entorno do DF, foi vítima de atropelamento. Sônia, militante petista histórica no município de Rio Verde, cidade pólo da região sudoeste do Estado, morreu em decorrência de um câncer. A homenagem emocionou a todos.







Participaram do encontro com a militância, vereadores, prefeitos, entre eles o de Goiânia, Paulo Garcia e o de Anápolis, Antônio Gomide, os deputados estaduais Karlos Cabral, Mauro Rubem e Luís Cezar Bueno, o federal Rubens Otoni, o Secretário Geral e o Tesoureiro do PT Nacional, Paulo Frateschi e João Vaccari Neto, a ex-Senadora e dirigente nacional do PT, Fátima Cleide (PT-RO), o Presidente do PT de Goiás, Valdi Camárcio, a Secretária de Educação de Goiânia, Neyde Aparecida e a Secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére, ambas representantes de Goiás no diretório nacional do partido, além do ex-prefeito e deputado federal Pedro Wilson. Também os vereadores: Cleudino (Vila Propício), Railton (Abadiânia), Odete (Cocalzinho), Éber (São Luís), Lidivino (Pontalina, Presidente da Associação dos Vereadores do PT em Goiás), Cassiana (Luziânia), Luís Lacerda (Anápolis) e Telma (Ceres). Ainda os vice-prefeitos de Inhumas, Davi Isaías, e de Ceres, Inês e o ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, entre outras lideranças.

Rui Falcão com o presidente do PT de Goiás, Valdi Camárcio.

A ausência da deputada federal Marina Sant’Anna, que cumpria agenda em Brasília, foi justificada pelo presidente do PT goiano, Valdi Camárcio.
Caravana
O Presidente Nacional do PT começou por Goiânia a caravana que percorrerá o país todo, visando ouvir a militância, no processo de preparação do partido para as eleições municipais de 2012.  Rui Falcão está hoje (27/05) em Porto Velho (RO), e estará sábado (28/05) em Rio Branco (AC), dia 03/06 em Salvador (BA), dia 16/06 em Belo Horizonte (MG) e dias 17 e 18/06 em uma capital de estado da região Nordeste. No calendário estão previstos ainda encontros em Belém (PA), Manaus (AM), Santarém (PA), Florianópolis, Joinvile e Chapecó (SC).

Clicks Cerradania
 
João Vaccari Neto, Paulo Frateschi e Neyde Aparecida,
do Diretório Nacional do PT.

A goiana Laisy Moriére, Secretária Nacional da Mulher do PT.


Rui Falcão com o militante de Aruanã, Gilson Romanelli.


Padre Joaquim, vice-prefeito de São Luís de Montes Belos,
com Rui Falcão.



Auditório lotado de militantes, de Goiânia e de todo o interior de Goiás.

Deputado Estadual Karlos Cabral, Prefeito de Professor
Jamil, Ney Novais, a Secretária de Educação de Goiânia,
Neyde Aparecida e o Prefeito de Anápolis, Antônio Gomide.

Presidente da Associação dos Vereadores do PT de Goiás,
Lidivino do Carmo Garcia, de Pontalina-GO


Robertinho, de Catalão, questiona o
Presidente do PT, Rui Falcão.

Karlos Cabral, Ney Novais, Neyde e Antônio Gomide.


Padre Joaquim: "parabéns ao PT
nacional por priorizar o partido em 2012".


Deputado Luís Cesar Bueno, João Vaccari Neto, Prefeito Paulo Garcia, Rui Falcão,
Valdi Camárcio, Fátima Cleide, Rubens Otoni, Paulo Frateschi, Mauro Rubem e Laisy Moriére.

Crédito fotos: Cláudio Marques (MTE 15 34)

ACESSE À GALERIA DE FOTOS NO MEU FACEBOOK:
 

Cláudio Marques Duarte
Twitter: @claudio_mduarte
Facebook: claudiomduarte
Fone: 62  8543 3293





Nenhum comentário:

Postar um comentário