segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um dia e tanto!

I Clínica de Basquetebol
"Brincando não, treinando!"
17 . abril . 2011   Goiânia . Goiás. Brasil


Quatorze atletas crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, e um jovem de 17 anos, foram as estrelas da I Clínica de Basquetebol da AEGB “Brincando, não, treinando”, realizada na sede social da AABB (BR-153) neste domingo, 17, das 7h30min às 18h.

Disciplina
Antes mesmo da clínica, foram orientados a chegar impreterivelmente no horário, às 7h30min da matina, como um gesto de disciplina, fundamental para tudo na vida. Resultado fascinante: todos chegaram absolutamente na hora.

Café da manhã
Tomaram o café da manhã, com direito a frutas, sucos, leite com chocolate, bolo... hummm!, tudo muito gostoso. Enquanto uns comiam mais, os que já haviam saciado a fome não agüentaram: foram bater uma bolinha.

A salada de frutas estava uma delícia!
Fundamentos de defesa
A segunda atividade do mini-curso, sob a coordenação do professor de educação física e jogador de basquete Reid Duarte, foi uma aula teórica e prática sobre os fundamentos de defesa. Demonstrou situações vividas por ele próprio, quando jogava em equipes paulistas, no Jóquei Clube de Goiás e pela seleção goiana.







Os atletas tiveram reforço sobre como posicionar as pernas e os braços na movimentação de marcação, sobre como portarem-se na defesa por zona, individual e mista. Compreenderam melhor o que é a chamada “visão periférica”, que permite ao educando não perder de vista o seu marcador, com bola ou sem bola, mas também prestar atenção o tempo todo na movimentação dos demais oponentes.
Reid também os ensinou determinadas “manhas”. Entre elas, a importância de tirar da “zona de conforto” o adversário. Por exemplo, se o atacante é canhoto, deve-se induzi-lo a usar a mão direita. Se destro, o inverso. Os alas e armadores tiveram dicas de como aproveitar a menor mobilidade dos pivôs e “roubar” a bola em momento de desatenção dos mesmos.

Matheus, 14 anos.


Arthur, 14 anos.


João Leandro, 14 anos.





Guilherme Duarte, 11 anos.




José Neto, 11 anos.




Walter, 11 anos.



Pedro, 13 anos.

Talles, 11 anos.

Douglas, 11 anos.




Lucas, 11 anos




Bruno, 10 anos.



Gilbertinho, 13 anos.
Os meninos ficaram sabendo que uma boa marcação precisa aliar a técnica com a “transpiração”, ou seja, a vontade de defender bem, claro, estando preparado fisicamente. “Uma bela defesa é o início de um contra-ataque mortal, faça-a como se estivesse comendo um bolo de chocolate”, ressaltou Reid.  Os atletas entenderam tudo!
Drogas, tô fora!
Depois do intervalo para um lanche rápido, às 10h15min, tiveram aula sobre a história do basquete e a importância de saber usar o esporte como ensinamento para a vida cotidiana. O professor ressaltou o quanto um ambiente saudável é fundamental para o sucesso de qualquer atividade na vida. E o quanto tudo complica se alguém do grupo é desagregador ou tem algum vício.

Fonte: seeklogo.com
 Como (mau) exemplo, citou o caso de um jogador de uma equipe de São Paulo que foi campeã de todas as divisões do campeonato paulista, chegando ao topo como campeã sul-americana, mas que depois simplesmente acabou. “Isso porque um dos atletas era viciado em cocaína, se tornou (mau) exemplo para crianças e adolescentes”. A situação gerou problemas internos e externos para o time. Lição aos garotos: droga não combina com esporte, aliás, com nada na vida.
Ao meio dia, intervalo para o almoço, com direito a carne bovina, frango, peixe, massas, verduras e legumes, regados a suco e refrigerante.


Hummm...comer, comeer, comer, comeer, é o melhor para poder crescer!

Às 14h em ponto, reinício da palestra, com o depoimento da jogadora de voleibol, Bárbara Duarte, de férias no Brasil. Ela jogou até março pelo Volei – EMEVE, da Espanha. Contou da paixão que tem pelo esporte, das vitórias e tropeços que teve e ressaltou a importância de equilibrar a prática do esporte com os estudos.

Bárbara Duarte: de férias em Goiânia, faz palestra para a AEGB.
 
Bárbara Duarte (de azul), do Volei-EMEVE, Espanha.
 
Bárbara, a primeira, da direita para a esquerda.
Fundamentos de ataque
Os fundamentos de ataque e a importância de fazer alongamentos e ter bons hábitos alimentares foram os destaques a partir daí.
O professor Reid explicou, na teoria e na prática, a importância do controle corporal, de bola, as fintas, a corrida, os dribles, bandeja, passes, arremessos, rebotes, assistências, enterradas e a chamada “ponte aérea”.





Os meninos também foram orientados a, diariamente, e após o treino, alongar seus músculos.



Alimentação saudável
Às 17h, na presença dos pais e mães da garotada, Reid Duarte explicou o que são e para o que servem os nutrientes, vitaminas, minerais, gorduras boas e ruins, aminoácidos, fibras, enzimas, carboidratos e antioxidantes. Deixou claro que não é proibido de vez em quando comer uma besteirinha, mas que 90% do consumo diário deve conter alimentos saudáveis. “Nós somos o que comemos”.


goretysilva.blogspot.com



tulio02.blogspot.com

Inesquecível
O encerramento da I Clínica de Basquete da AEGB foi emocionante. Pais, mães e filhos se abraçaram, fizeram declarações de amor, olho-no-olho e, de mãos dadas, selaram um pacto de compromisso pelo futuro saudável de todos.







Se todos serão atletas profissionais, o futuro dirá. Mas têm tudo para se tornarem grandes cidadãos, que farão - já fazem! - a diferença na construção de outro mundo possível.


Atletas que participaram da I Clínica de Basquetebol da AEGB: 
    1. Arthur Magnabosco
    2. Bruno Tessare de Moura
    3. Douglas Tashiro
    4. Gilberto Aristeu “Gilbertinho”
    5. Guilherme Duarte
    6. Guilherme Perini
    7. João Leandro
    8. Lucas Campos
    9. Matheus Abrão
    10. Pedro Beze
    11. Rafael dos Santos
    12. Talles Marins
    13. Walter Mori
    14. Yago Martins
    AGRADECIMENTOS DA DIRETORIA DA AEGB
    • Aos professores Reid Duarte, instrutor da I Clínica de Basquete da AEGB, e Thiago Magalhães, treinador da equipe;
    • À jogadora de vôlei, Bárbara Duarte, pelo lindo depoimento;
    • À Diretoria da AABB, na pessoa do Coodenador Social e de Eventos, Júlio César Fernandes Filho;
    • Aos professores Fernando e Cláudia Beze, do Instituto Ânima, parceiro de todas as horas;
    • Aos pais e mães e aos atletas da AEGB; especialmente aos/às que puderam ajudar na organização do evento.
    • Aos atleta Yago Martins (ex-Prevest); e Rafael dos Santos (Engenharia) e seu pai, Joel (coordenador de esporte do Country Clube de Goiás), pela honrosa participação.
     
    ACESSE À GALERIA DE FOTOS NO FACEBOOK*:
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100000625411387&sk=wall#!/media/set/fbx/?set=a.203467263017453.55251.100000625411387 * Se você ainda não é meu amigo de Facebook, basta me adicionar: Cláudio Marques
    CRÉDITO FOTOS Você pode copiar as fotos que desejar. Pedimos apenas que dê crédito a: Cláudio Marques e Paulo Perini.

7 comentários:

  1. M A R A V I L H O S O!!!!!

    Claudio, o seu blog é fantástico! Obrigada por nos proporcionar tantas matérias e tão bem elaboradas...

    Você é show de bola!

    Beijos,

    Adriana Bahia

    ResponderExcluir
  2. Seu Blog está de parabéns! O evento contribuiu para os garotos aprenderem fundamentos, que são necessários para um futuro bom atleta.

    ResponderExcluir
  3. Apaixonantes notícias, apaixonantes meninos! Dá até vontade de aprender a jogar.

    ResponderExcluir
  4. Adriana, Paulo Gustavo e Regina Magnabosco: os comentários de vocês só aumentam a nossa responsabilidade. Muito obrigado. Fico honrado e feliz por estarmos no caminho certo. Como se diz no ditado popular: agora, mais do que nunca, não podemos deixar a "peteca (ou a bola de basquete) cair!". Valeu e continuem ajudando a construir este espaço de comunicação interativa.

    ResponderExcluir
  5. "Amo o que faço e por consequência amo aqueles que fazem comigo!"
    Agradeço a oportunidade e me coloco a disposição para novos desafios.
    Abraços a todos!
    REID DUARTE
    FITNESS COACH
    reid.duarte@gmail.com
    82141990
    85580614

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Adriana Bahia, Regina Magnabosco e outras pessoas que falam muito bem de seu Blog em espaços que frequento.
    Se tornou em tão pouco tempo um espaço de discussões democráticas em alto nível.
    PARABÉNS!
    REID DUARTE
    FITNESS COACH
    reid.duarte@gmail.com
    82141990
    85580614

    ResponderExcluir
  7. Ridão, há pessoas que só passam pela vida e há aquelas que fazem a diferença: você é uma delas! Parabéns e obrigado, hoje e sempre.
    Aproveito para postar aqui o comentário do meu irmão de sangue e do peito Sérgio Marques Duarte que, para além do sentimento pessoal, sei que reflete sua opinião técnica também (ele já foi grande jogador de basquete, do Jóquei Clube de Goiás):

    "Claudão, percebe-se o quanto foi maravilhoso o que aconteceu na AEGB/AABB. Parabéns pela iniciativa!! Amo vocês todos.

    Seu mano Sérgio."

    ResponderExcluir