sexta-feira, 29 de abril de 2011

José Humberto Assunção, do SESC-GO: "Sou um sonhador do esporte"


Professor José Humberto Assunção, coordenador de Esporte e Lazer do SESC-GO
Às vésperas do início da Copa SESC 2011, Cerradania entrevista com exclusividade o professor de educação física e Coordenador de Esporte e Lazer do SESC, José Humberto Assunção (foto). Veja também a programação da solenidade de abertura da 30ª edição da Copa SESC, em Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Itumbiara e na estreante cidade de Jataí. São mais de 13 mil participantes, de cerca de mil equipes, de 50 cidades, com expectativa de público de 150 mil pessoas.




O esporte, de acordo com a lei, é classificado em três categorias: de participação, escolar e de rendimento. Para muita gente, só existe o de rendimento. É o que tem espaço na mídia e todo mundo discute. Mas rendimento é para menos de 0,5% da população! E os outros 99,5%, vão fazer o quê? Vão ficar a mercê das atitudes que esse 0,5% fazem na televisão?
Os pertinentes questionamentos são do Coordenador de Esportes do SESC Goiás, José Humberto Assunção, que fez uma exposição de aproximadamente meia hora aos representantes das equipes inscritas na Copa SESC 2011 em Goiânia. Ele próprio respondeu que é preciso fortalecer o esporte de participação, porque alimenta “a cultura de paz. A palestra ocorreu durante o Congresso Técnico da 30ª edição do torneio, realizado na tarde desta quinta-feira, 28, no auditório do Centro Educacional SESC Cidadania “Elias Bufaiçal Neto”, Jardim América, em Goiânia.

Representantes das equipes de Goiânia, inscritas na Copa Sesc.
Auditório do SESC Cidadania, Jardim América, Goiânia.

Uma das novidades da Copa este ano é a participação de Jataí como cidade sede, que se junta a Goiânia, Caldas Novas, Anápolis e Itumbiara. A outra e mais relevante novidade, segundo José Humberto, é o fato de em 2011 o SESC realizar a 30ª edição. “Resistir a três décadas mostra que temos um fundamento”, ressaltou em entrevista exclusiva ao Cerradania.
Antes da exposição, foi apresentado um vídeo de onze minutos sobre a 29ª edição que enalteceu a dimensão do torneio realizado em 2010. No ano passado, 12.855 pessoas, de 855 equipes e 13 modalidades, participaram da Copa.
O vídeo reforçou princípios como lealdade, fraternidade e justiça na prática esportiva e na vida. Lembrou a importância de esportes tradicionais, mas também de modalidades seculares diferenciadas como a dança de salão, o balé e outras. “A dança prepara o jovem para o futuro”, expressou Maria Erivan, do Colégio São Francisco de Assis.
O judoca da Seleção Brasileira, João Gabriel Schlitter expressou: “um evento desse mostra a visão de que o esporte dá exemplo”. A medalhista olímpica do vôlei, Virna Dias foi mais profunda ainda: “a vida esportiva traz lições como a amizade, o conhecimento de outras culturas e nos permite administrar vitórias e derrotas, também na vida”.


A medalhista olímpica, Virna Dias: "o esporte ensina a viver".

O professor José Humberto também apresentou slides que mostraram a relevância da prática esportiva como integradora da família e da sociedade tendo, acima de tudo, a educação como protagonista. “Temos a responsabilidade, o SESC e vocês (parceiros), de colocar a educação em evidência”.


Monitores do SESC de Caldas Novas, Anápolis, Itumbiara e Jataí.

De acordo com o regulamento da 30ª Copa SESC, os representantes presentes ao Congresso Técnico já conquistaram os primeiros dois pontos no torneio. Quem participar da solenidade de abertura, dia 1º de maio/2011, às 9h, no Ginásio do SESC Faiçalville, também ganhará dois pontos. As equipes foram orientadas a chegar meia hora antes.


Professor Paulo, do Colégio da Polícia Militar de Goiás, CPMG.
Professor Santiago, do Goiás Esporte Clube.
Professor Thiago e o Presidente da AEGB, Antônio Bauer;
e o professor Luís, do Jaó e Instituto Ânima

EXCLUSIVA/JOSÉ HUMBERTO ASSUNÇÃO - Coordenador de Esporte e Lazer do SESC-GO
Após sua palestra, o professor José Humberto Assunção concedeu uma entrevista exclusiva ao Cerradania. Se autodenominado um “sonhador do esporte”, lembrou de sua terra natal, a Cidade de Goiás, de Cora Coralina (“ainda quando era doceira”), dos tempos de estágio no SESC, das aulas no Colégio Externato São José e do sonho de um dia ver duas equipes jogarem “sem árbitro”, na cultura da paz, onde uma falta, por exemplo, deverá ser assumida pelo infrator, em brigas nem confusões. Boa leitura:

PERFIL

Nome:
José Humberto Assunção.
Naturalidade:
Cidade de Goiás-GO.
Profissão:
Professor de Educação Física.
Função atual:
Coordenador de Esporte e Lazer do SESC-GO e professor do Colégio Externato São José.













Cerradania – Quais são as novidades da Copa SESC 2011?
José Humberto AssunçãoA primeira novidade é essa marca histórica de 30 anos de edição do projeto. Neste País, resistir a três décadas mostra que temos um fundamento, porque senão nem os próprios dirigentes do SESC ao longo dessa história teriam mantido esse projeto. Do ponto de vista das modalidades (este ano eram 13, este ano são 14), nós estamos implantando o Tae Kwon Do, uma modalidade olímpica. Inclusive, Goiás tem campeão Pan-Americano e alguns praticantes da modalidade que são destaque no Brasil. Uma outra grande novidade é a participação de Jataí, onde nos próximos anos nós vamos ter uma grande unidade do SESC. Jataí se junta a Goiânia, Anápolis, Caldas Novas e Itumbiara. E com isso, a Copa terá representantes de 50 municípios, alguns até mineiros, já que Itumbiara está na fronteira do Estado.
Cerradania – Quais são os objetivos da Copa SESC?
José Humberto AssunçãoUm grande objetivo é a questão de a gente promover o esporte na cultura de paz. O jogo não é um fim, ele é um meio. As pessoas que estão mais próximas do esporte têm que perceber que mais importante do que ganhar ou perder, é jogar. O jogo envolver muito mais do que a disputa em si. Há várias atitudes anteriores à disputa, na disputa, e tem o pós-jogo.
Cerradania – A ideia é, além de contribuir para a formação de atletas, se formem cidadãos?
José Humberto AssunçãoÉ isso. Atleta, um ou outro vai ser. Mas tornar-se um cidadão adulto, comprometido, responsável, é isso o fundamental. Porque quem joga com responsabilidade, no basquete, no vôlei, no handebol, vai ser um cidadão responsável também nas suas tarefas como profissional, enquanto irmão, pai, marido.
Cerradania – Qual a orientação do SESC aos parceiros responsáveis pelas equipes e para as crianças, adolescentes, jovens e adultos inscritos nos jogos?
José Humberto AssunçãoTentar fazer o seu melhor. Eu estou no SESC há 35 anos. E já vi muitas vezes pessoas que inscreveram um time de futsal, por exemplo, sem que os jogadores nem tivessem conversado junto uma única vez. Como é que eles vão jogar? Quando chega lá, se o adversário está mais bem organizado ou tem uma capacidade técnica e física maior, dá uma goleada nesse time e aí esse time vai crucificar o árbitro. O pobre do árbitro. Então eles não se organizaram e levaram um ‘chocolate’ do adversário. E aí, ao invés de fazer uma auto-avaliação e rever a postura, não. E isso, se ocorre no jogo, ocorre na sua vida profissional, sentimental. Você enquanto cidadão, no trânsito. Por isso defendo que as pessoas têm que jogar com ética, porque quem não respeita no jogo, no trânsito não respeita também.
Cerradania – Qual é o investimento do SESC nessa edição da Copa e quantos jogadores participarão?
José Humberto AssunçãoA nossa previsão é ter 13 mil participantes inscritos, distribuídos em mais de mil equipes, envolvendo 50 municípios goianos. E vamos ter cerca de 150 mil espectadores assistindo esses jogos. Quanto ao investimento, serão cerca de R$ 1 milhão, oriundos da contribuição das empresas do comércio, bens, serviços e turismo. Tanto é que as equipes de comerciários que disputam em algumas modalidades como o handebol, o basquete e o futsal são isentas de taxas, não pagam arbitragem, nem inscrição, o SESC paga tudo para incentivar essas pessoas e os menos favorecidos. Em Jataí, por exemplo, as escolas públicas parceiras, cedem ginásio e campos e não têm nenhum ônus para participar.
Cerradania – Me fale um pouco sobre a sua história?
José Humberto Assunção – (emocionado, com os olhos marejados) Eu sou da cidade de Goiás, graças a Deus, berço da cultura goiana. Cora Coralina, eu já ouvi muitas histórias dela, quando ainda ela era doceira. Ela foi reconhecida escritora só no final da vida. Sou professor de educação física, fui estagiário do SESC em 1977/78. É o 35º ano no esporte do SESC. “Nunca me afastei do esporte”. Fiz pós-graduação na Gama Filho (RJ), em educação física escolar e sou professor de Educação Física do Colégio Externato São José, de crianças de dez a 15 anos, desde 1979. Então, tem 32 anos que eu dou aula todo dia e coordeno o esporte no SESC, o que me dá uma certa bagagem e reforça essa perspectiva de sonhador.
O esporte, de acordo com a lei, é classificado em três categorias: o esporte participação, o esporte escolar e o esporte rendimento. E parece que só existe rendimento, é o único que tem espaço na mídia e que todo mundo discute e briga. Mas rendimento é pra menos de 0,5% da população. E os outros 99,5%, vão fazer o quê? Vão ficar a mercê das atitudes que esse 0,5% fazem na televisão?
Então eu sou um sonhador do esporte (mais emocionado ainda). Eu, que tenho um filho e uma filha, formados em educação física e ainda queria ver um jogo – de basquete, vôlei, futebol, futsal – sem árbitro. Eu contra você e se eu te empurrar na hora da jogada assumir: “foi falta”. E ninguém do time pode falar, se a jogada foi entre nós dois, nós dois é que decidimos se foi ou não falta. Isso é um jogo de participação, fantástico.



SERVIÇO
Solenidade de abertura da Copa SESC 2011 – 30ª edição

GOIÂNIA
Dia? 1º de maio/2011 (domingo)
Horário? 9h
Local? Ginásio do SESC Faiçalville (Avenida Ipanema, s/nº, Qds. 234/235, Bairro Faiçalville – Goiânia-GO)

CALDAS NOVAS
Dia? 2 de maio/2011 (segunda-feira)
Horário? 20h
Local? Centro de Turismo e Lazer SESC Caldas Novas, Av. Ministro Elias Bufáiçal, nº 600, Bairro Turista I.

ANÁPOLIS
Dia? 5 de maio/2011 (quinta-feira)
Horário? 19h30min
Local? Ginásio de Esportes do SESC Anápolis, Av. Santos Dumont, esquina com Rua Zeca Louza, s/nº, bairro Jundiaí.

ITUMBIARA
Dia? 14 de maio/2011 (sábado)
Horário? 19h30min
Local? Ginásio de Esportes Geraldo Antonialli.

JATAÍ
Dia? 24 de maio/2011 (terça-feira)
Horário? 19h30min
Local? Ginásio Esportivo Vamprê Vilela (Vilelão), Rua Rio Verde, esquina com Rua Riachuelo, s/nº, bairro Santa Maria.


Mande a sua notícia para o blog Cerradania.

Cláudio Marques Duarte
Twitter: @claudio_mduarte
Facebook: claudiomduarte

Um comentário:

  1. Muito legal! Preciso encontrar uma modalidade em que eu possa me inserir como "de participação"! O Cerradania é um grande incentivo.

    ResponderExcluir