Cláudio Marques
A Seleção de Goiás venceu a equipe de Pernambuco na noite desta terça-feira, 5 de abril. Eu e o amigo Paulo Perini assistimos à partida, ocorrida no ginásio internacional Newton de Faria, em Anápolis, Goiás. Foi o quarto jogo da primeira rodada do campeonato brasileiro sub-15 masculino da segunda divisão.
Pena a torcida ser apenas de alguns familiares de atletas que moram na cidade e atletas das delegações dos outros estados que, até o dia 9, disputam o torneio: Paraná, Mato Grosso, Amapá, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Norte.
Até os cinco minutos do primeiro quarto, o jogo entre Pernambuco e Goiás esteve equilibrado, com empate em 10 a 10. Nos minutos seguintes, Pernambuco perdeu o foco na partida. Goiás aproveitou e fechou o quarto com uma diferença de 8 pontos: 23 a 15.
No segundo quarto, os goianos também estiveram melhores. Fizeram 18 pontos contra apenas 14 dos pernambucanos. Resultado do primeiro tempo: Goiás 41 X 29 Pernambuco.
Atleta da seleção goiana se prepara para um arremesso livre. |
No terceiro quarto Pernambuco deu a volta por cima. Fez 26 pontos contra apenas 13 de Goiás, que pela primeira vez esteve atrás no placar: Goiás 54 X 55 Pernambuco.
O último e decisivo quarto foi também o mais emocionante. No começo, Goiás chegou a fazer frente de dez pontos mas logo Pernambuco enconstou. A partir daí, ambas as equipes revezavam a dianteira.
Um dos pivôs pernambucanos teve a oportunidade de decidir o jogo pelo menos quatro vezes, mas não conseguiu converter os arremessos. Foram 17 pontos de Goiás contra 12 de Pernambuco no último quarto. Resultado: Goiás venceu a partida por quatro pontos de diferença: 71 a 67.
Os principais destaques foram o ala Gabriel Pereira de Goiás e o ala-pivô, Rodrigo Martins, de Pernambuco. Gabriel pontuou 37 vezes, pegou sete rebotes, garantiu três recuperações de bola e fez três assistências, embora tenha sido desarmado várias vezes e errado várias bandejas. Rodrigo Martins pegou nada menos que 10 rebotes e marcou 25 pontos, um duplo-duplo.
A equipe pernambucana, de branco, perdeu em detalhes. |
Uma fragilidade das duas equipes, apesar do baixo placar, foi o sistema defensivo, com várias roubadas de bola de ambos os lados. Nada que garotos de até 15 anos, com bastante treino e dedicação, não possam aprender. O treinador da equipe goiana é Moisés da Silva.
Confira, no link abaixo, do site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), os resultados dos demais jogos ocorridos nesta terça-feira e a tabela das próximas partidas.
http://www.cbb.com.br/competicoes/cbbs2011/tabela.asp?e=1540
Nenhum comentário:
Postar um comentário