domingo, 27 de janeiro de 2013

I Oficina de Jogos Teatrais AEGB

Corpo . Expressão . Ritmo . Movimento

A Associação Esportiva Goiana de Basquete (AEGB) vai usar exercícios de conscientização corporal, de capoeira e de dança contemporânea como suporte à preparação de atletas de basquetebol. 

A I Oficina de Jogos Teatrais AEGB – Corpo, Expressão, Ritmo e Movimento, será ministrada nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro, das 20:00 às 21:30, no clube da AABB-Goiânia (BR-153), pela atriz, arte-educadora e professora de teatro no projeto Arte-Educação da Fundação Jaime Câmara, Lenita Caetano. O projeto piloto terá como público-alvo atletas da AEGB que treinam neste horário. Depois, serão programadas oficinas para as demais turmas.

O uso da dança para ampliar a capacidade de atletas de basquete é inédito em Goiânia. Experiência correlata foi testada por atletas do time de basquete de Joinville (ver nota abaixo).

Os Jogos Teatrais são freqüentemente usados tanto no contexto da educação como no treinamento de atores (os quais quando estão em cena possuem uma relação muito grande com os atletas em quadra). Há, portanto, uma utilização múltipla para os jogos Teatrais, dependendo do contexto de seu emprego e da abordagem crítica que é aplicada durante as avaliações.

A oficina para os atletas do basquete será ministrada pela atriz, arte-educadora 
professora de teatro no projeto Arte-Educação da Fundação Jaime Câmara, Lenita Caetano,
mãe do atleta João Pedro Caetano, da AEGB.
Foto: divulgação.

A oficina será ministrada por Lenita Caetano (foto), atriz há mais de vinte anos, integrante do Grupo de teatro Que Roda, criadora e integrante do grupo de Teatro-Dança Licença Poética, graduada em Artes Cênicas, realiza trabalhos na área de dança, foi capoeirista alguns anos, é Arte-Educadora do projeto Arte-Educação da Fundação Jaime Câmara. “Esta oficina é uma mistura de jogos teatrais com capoeira e dança contemporânea. Considerando a riqueza de cada linguagem destas apropriei-me de elementos de cada uma delas para desenvolver um trabalho específico com os jovens atletas da AEGB”, explica Lenita Caetano que também é mãe de um dos atletas da AEGB, João Pedro Caetano.
A oficina visa possibilitar aos participantes exercitar a conscientização corporal, a livre expressividade, a criatividade, a espontaneidade, o auto-conhecimento, a auto-estima, a relação interpessoal e espacial. E ainda o contato com atividades que permitam o desenvolvimento do pensamento da reflexão e da resolução dos conflitos internos do indivíduo.
Balé Bolshoi - O uso da dança para ampliar a capacidade de atletas de basquete é inédito em Goiânia. Experiência correlata foi testada por atletas do time de basquete de Joinville. Em 2011, o "SporTV Repórter" promoveu encontro entre eles e integrantes do Balé Bolshoi – única filial da escola russa fora do país - para comparar os saltos dos atletas. Ao analisar o salto dos atletas e dos bailarinos, foi observado que os dançarinos, apesar de menor estatura, conseguiram saltar mais alto que os jogadores. Surpresos, os jogadores de basquete resolveram participar de uma aula de balé e estão confiantes em usar as técnicas nos treinamentos.

SERVIÇO:
O quê? I Oficina de Jogos Teatrais AEGB – Corpo, Expressão, Ritmo e Movimento
Quando? 31 de janeiro e 07 de fevereiro/2013
Onde? Ginásio da AABB (BR-153, perto da Agetop)
Conteúdo? Jogos teatrais de Viola Spolin e Augusto Boal, exercícios de conscientização corporal, de capoeira e de dança contemporânea.
Público? Atletas da AEGB
Quem ministrará? Arte-Educadora Lenita Caetano (62 9160-0050)


Cerradania
Cláudio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário