quarta-feira, 1 de maio de 2013

Parceria AEGB/FEF-UFG: Atletas da AEGB fazem testes físicos e nutricionais no 1º de maio




PARCERIA AEGB/FEF-UFG

Atletas da Associação Esportiva Goiana de Basquetebol (AEGB SESI Clube) fazem avaliação física e nutricional em pleno feriado de 1º de maio. A ação, que envolve professores e acadêmicos de educação física, é fruto de parceria da AEGB com a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). 

A parceria prevê a realização de testes de antropometria (medição da massa corporal e da estatura), medição de circunferências (de braço, antebraço, coxa, perna, tórax, cintura e quadril), da adiposidade corporal (medidas referentes a dobras cutâneas tricipital, subescapular, peitoral, axilar média, bicipital, suprailíaca, abdominal, coxa média e perna medial) e cálculo dos valores referentes à massa magra e à massa de gordura. 

Também será feito o delineamento experimental, que são testes para avaliação do desempenho motor: impulsão vertical, impulsão horizontal, salto triplo consecutivo com a perna direita e salto triplo consecutivo com a perna esquerda; testes de corrida cíclica-acíclica de 40, de 140 metros; teste de potencia de membros superiores; testes de deslocamento cíclico de 30, 50 e 60 metros. Neste caso, o objetivo é avaliar a potência aeróbica.
A avaliação nutricional prevê diagnóstico sobre a dieta alimentar dos atletas para elaboração de programa alimentar individualizado.

A iniciativa da parceria partiu da AEGB e foi de pronto acolhida pela direção da Faculdade de Educação Física da UFG. A contrapartida da AEGB é permitir que a FEF desenvolva um trabalho de pesquisa acerca da AEGB, enquanto instituição, e de seus atletas, com a devida autorização dos pais/mães, no caso de menores de idade.

Na história
A reunião que selou a parceria foi realizada no departamento de nutrição da FEF no dia 22 de abril, mas desde o ano passado as duas instituições vêm dialogando. A iniciativa surgiu de uma aula prática do prefessor Reid Duarte, dirigida a acadêmicos do curso, que envolveu atletas da AEGB. Após a aula a diretoria da AEGB sugeriu a parceria que de pronto foi aceita pela professora Nilva Pessoa, que apresentou a demanda da AEGB à direção da faculdade. Uma primeira reunião entres as partes já havia sido realizada em novembro de 2012 e teve como representante da AEGB o diretor administrativo Ricardo Oliveira e os professores Reid Duarte e Breno Pinheiro. O presidente da AEGB, Cláudio Marques, esteve presente à reunião do dia 22 de abril.

Testes a serem realizados no dia 1º de maio:

ANTROPOMETRIA – Medição da massa corporal e da estatura.

CIRCUNFERÊNCIAS – Circunferências de braço direito, antebraço, coxa, perna, tórax, cintura e quadril.

ADIPOSIDADE CORPORAL – Medidas referentes a dobras cutâneas tricipital, subescapular, peitoral, axilar média, bicipital, suprailíaca, abdominal, coxa média e perna medial. E cálculo dos valores referentes a massa magra e a massa de gordura.

DELINEAMENTO EXPERIMENTAL – Testes para avaliação do desempenho motor: impulsão vertical, impulsão horizontal, salto triplo consecutivo com a perna direita e salto triplo consecutivo com a perna esquerda; testes de corrida cíclica-acíclica de 40, de 140 metros; teste de potencia de membros superiores; testes de deslocamento cíclico de 30, 50 e 60 metros. O objetivo é avaliar a potência aeróbica.

NUTRIÇÃO – diagnóstico sobre a dieta alimentar dos atletas para elaboração de programa alimentar individualizado.

Pesquisa
A parceria implica no direito de a FEF/UFG desenvolver trabalho de pesquisa acerca da AEGB, enquanto instituição e de seus atletas, com a devida autorização dos pais/mães, no caso de menores de idade.

Serviço:
O QUÊ: Avaliação física e nutricional dos atletas da AEGB
DATA: 1º de maio/2013 (Quarta-feira)
HORA: 08:30
LOCAL: FEF - Faculdade de Educação Física - Campus Samambaia, Caixa Postal 131 -CEP: 74001-970 Goiânia - Goiás - Brasil



Informações e entrevistas:
Cláudio Marques - 61 99738013 (AEGB)
Professora Nilva Pessoa - 62 92420105 (FEF/UFG)


Clics Cerradania
Reunião entre a diretoria da AEGB, diretores, professores e acadêmicos da Faculdade de Educação Física da UFG. 22 de abril/2013. Fotos: Arquivo da AEGB.

Participaram da reunião que definiu a ação em parceria da AEGB com a Faculdade de Educação Física da UFG (FEF/UFG): Fernanda Nora, Gustavo Zanina, Gilberto Reis, Fagner Medeiros, Ana Gabriella, Pamela Cristina, Renata Carvalho, Adriana Lelis, Julianna Franco, Juliana Carneiro, Anderson Cruz e Maria Sebastiana.












Nenhum comentário:

Postar um comentário