segunda-feira, 11 de abril de 2011

EXCLUSIVA - “Jóia” assume diretoria de basquete e vôlei da Agel.

Aos 60 anos, o atleta master e professor, aceita desafio pelo amor de sempre ao basquete.

Jorge Salgueiro do Nascimento, o Jóia. Uma vida inteira
dedicada ao fazer bem, no basquete e na vida.
  A história do basquete brasileiro foi construída a várias mãos, literalmente. Em Goiás, são personagens dela desde estrelas, até anônimos que jogaram até começar uma faculdade ou um trabalho noutro ramo. Muitos, apenas passaram. Outros fizeram e continuam fazendo a diferença.

Um destes personagens é Jorge Salgueiro do Nascimento, o querido “Jóia”, de tantas glórias pela Seleção Brasileira, Jóquei Clube de Goiás e vários clubes país afora.
Aos 60 anos de idade, em plena atividade – é atleta e diretor da Associação dos Veteranos Amigos do Basquete de Goiás – Jóia assumiu recentemente a diretoria de basquete e voleibol da Agência Goiana de Esportes (AGEL).

Nesta entrevista exclusiva, gravada no dia da solenidade de abertura do I Aberto da AVAB, Jorge Salgueiro ou simplesmente “Jóia”, conta pra gente quais são os seus planos em mais essa empreitada, por “amor ao basquete”. Boa leitura!
Cerradania - Qual a importância de iniciativas como essa, o I Aberto de Basquete da AVAB-GO, no momento em que esta modalidade de esporte começa a retomar o seu espaço no cenário nacional, enquanto em Goiás tudo ainda está incipiente?
Jóia - É muito grande. Goiás precisa de muito incentivo, muito espelho, pra essa garotada voltar a tomar gosto pelo basquete. E como esse campeonato que a AVAB-GO realizou, a iniciação esportiva que há muito tempo tinha parado de produzir atletas, voltou a produzir agora. Eu voltei, comecei a mexer com iniciação justamente pra a gente daqui a dois, três anos a gente ter um campeonato desse nível, com mais equipe, com a técnica mais apurada. É primordial que a gente (AVAB) faça esse tipo de movimentação. Não fique esperando a Federação (Goiana de Basquete) tomar iniciativa. A AVAB tem condições de fazer e vai realizar daqui pra frente vários campeonatos, pra todas as faixas etárias.

Cerradania - Você assumiu a gerência do basquetebol (e também do voleibol) da Agência Goiana de Esportes e Lazer (AGEL). O que os amantes do basquetebol, a sociedade em geral, podemos esperar das políticas públicas a serem executadas nesta área?
Jóia - Nós estamos esperando muito, porque eu fui chamado e estão falando que darão total apoio. Eu estou apostando nisso. Fizemos um planejamento e temos que seguir à risca esse planejamento. Estamos trabalhando com estagiários, que é uma questão muito séria, porque o estagiário não está preparado para dar aula de basquetebol e nem de voleibol ou outros esportes. Então nós estamos ensinando o estagiário a ensinar os alunos a aprender basquetebol.  Então é um desafio. Eu acredito que dentro de dois anos a gente vai ter de pré-mini até mirim, pra começar a mostrar trabalho. Mas isso com cinco, seis anos, vai começar a mostrar um resultado positivo.
Cerradania - A ideia é formar núcleos em todo o Estado ou inicialmente somente em Goiânia?
Jóia - Inicialmente nós temos aqui em Goiânia quatro núcleos formados, já trabalhando. E mais ou menos seis em negociação com as prefeituras do interior para poder colocá-los em atividade. Mas o objetivo nosso é pegar pelo menos uns 15 núcleos do interior e pelo menos uns 20 núcleos dentro da capital.

Jóia (ao centro), com o Presidente e da AEGB, Antônio Bauer
e Cláudio Marques, no dia da abertura do I Aberto de Basquete da AVAB.
Cerradania - Qual é a sua ideia em relação aos trabalhos de associações ou grupos de pessoas que, quase como “profissão de fé”, tem tentado desenvolver o basquete, como é o caso de entidades sem fins lucrativos? É possível ter o apoio?
Jóia - É possível sim. A intenção nossa é realmente fazer com que o basquete e o voleibol cresçam no Estado. Então, se pra isso for preciso até ceder um ginásio pra poder motivar, fazer campanha. Agora, depende tudo do governador, por meio da Agel, aprovar esses pedidos. E o governo apoiando eu acredito que daqui a dez anos nós vamos ter um basquete fortíssimo aqui dentro de Goiás.
Cerradania - Aos 60 anos de idade, você participou do I Torneio da AVAB, que envolveu também crianças de 10 a 14 anos e categorias máster a partir de 29 anos.  Mesmo com toda a sua vivência, qual o seu sentimento num momento como este, que propiciou um verdadeiro encontro de gerações?
Jóia - Ahh...(brilho e lágrima nos olhos)...Isso é muito importante. Você vê aqui várias gerações que passaram na sua mão, trabalhando, mexendo com o basquete e jogando, porque eu ainda estou jogando. Jogando contra mim, às vezes do meu lado. E isso é um orgulho para mim. E essa nova geração – porque daqui a pouco eu vou ter neto, bisneto – a gente tem que encaminhar de tal forma a que eles tenham um basquete muito melhor do que o nosso. Então nós temos que dar o exemplo e deixar essa herança pra eles.


Perfil/Jorge Salgueiro do Nascimento
Idade: 60 anos
Clubes onde atuou: Trianon (Jacareí-SP). São José dos Campos. Jaó Clube de Goiás. Jóquei Clube de Goiás (1976 a 2011).
Seleções: Brasileira, Goiana, Carioca e Paulista.
Competições internacionais: mundiais. sul-americanos. Títulos: Mundiais. Sul-americanos. Pan-americanos. Brasileiros (por São Paulo e Brasília). Vice-campeão brasileiro (pelo Rio de Janeiro).
Cargos atuais: Diretor de Basquetebol da AGEL e vice-Presidente da AVAB-GO.




Os filhos
Isis Nascimento: filha de peixe, peixinha é.
Foto: bdfbrasil.blogspot.com
Jóia tem um filho e uma filha, também basqueteiros de mão cheia. O filho, optou pela carreira de administrador. Trabalha com o pai em sua micro-empresa. A filha, Isis Nascimento (foto), com 2,02m, teve uma temporada na Seleção Brasileira, onde conquistou medalha de prata nos Jogos Pan Americanos de 2007. No link abaixo você pode ver  essa 'menina' basqueteira "enterrar" a bola de basquete, num aquecimento do Catanduva. Atualmente, ela joga pelo Basquete Clube, de SP.





Acesse o vídeo da enterrada da Isis:

6 comentários:

  1. Reproduzo aqui o comentário do amigo Benjamin Leão, via Facebook: "Parabéns ao meu nobre amigo e mestre do basquete e quem o escolheu pra tal cargo..."

    ResponderExcluir
  2. Estou muito orgulhosa de voces.Marilia Rosa,mãe do do Jogador Joao Leandro

    ResponderExcluir
  3. Parabens Joia pelo seu trabalho e dedicação ao esporte, continue assim, incentivando a garotada e bola na cesta. Jorcila

    ResponderExcluir
  4. Fala meu grande irmão!Tudo bem? Joia eu gostaria de saber o nome do medico que está cuidando o seu joeilho. Um grande abraço e fique com Deus. Silvio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Sílvio, eu sou o editor do blog Cerradania. Pode ser que o Jóia não tenha lido o seu comentário. Se você puder me informar o seu email de contato e telefone eu buscarei informar o Jóia. Envie seus contatos, se preferir, para o meu email: cerradaniablog@gmail.com
      Abraço
      Cláudio Marques.

      Excluir