terça-feira, 26 de abril de 2011

Chico Rei e Paraná, Elba Ramalho e artistas goianos dão o tom no 1º de maio

Além do ato CUT-GO, veja também a programação alternativa da Assembleia Popular, dia 1º, na região noroeste de Goiânia; e do Comitê de Combate às Privatizações, dia 29, na Iquego.



















Por: Cláudio Marques
Neste próximo domingo, 1º de maio, comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora. Em Goiás, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promoverá um grande show com artistas goianos, a dupla sertaneja Chico Rei e Paraná e a cantora Elba Ramalho. Na pauta política, a luta por mais liberdade e autonomia sindical.
A programação terá início às 15h, na Praça Cívica, em Goiânia, onde representantes dos movimentos democráticos, sindicais e populares, darão o seu recado, lembrando o 1º de maio e apresentando a atual pauta de reivindicações dos trabalhadores do campo e da cidade. Em seguida sairão em caminhada pela Avenida Goiás até a Praça do Trabalhador.
A partir das 17h, começarão os shows com artistas goianos e de renome nacional: Orquestra de Violeiros de Goiânia, Albar Franco, Gilberto Correa e Banda, Gregory e Gabriel, Pó de ser e Xandó de Goiás, a dupla sertaneja Chico Rei e Paraná e a cantora Elba Ramalho. A previsão é de encerramento da festa às 23h30min.

SERVIÇO
O quê? Ato público e show em comemoração ao 1º de maio – Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora
Quando? 1º de maio (domingo)
Horário? 15h às 23h30min
Onde? Praça Cívica e Praça do Trabalhador
Organização: CUT-GO

Programação completa
§  15 horas – Concentração na Praça Cívica seguida de caminhada até a Praça do Trabalhador
§  17 horas – Shows
Ø  Orquestra de Violeiros de Goiânia
Ø  Albar Franco
Ø  Gilberto Correa e Banda
Ø  Gregory e Gabriel
Ø  Pó de ser
Ø  Xandó de Goiás
Ø  Elba Ramalho
Ø  Chico Rei e Paraná
  • 23h30’ - Encerramento
Informações: 62  3224  0169
Fonte: CUT-GO


Programação alternativa

Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Região Noroeste
A Assembleia Popular, com o apoio da Rede Cidadã realizará dia 1º, às 9h, o Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Região Noroeste de Goiânia.
Na programação: atividades culturais, caminhada pela região, confraternização ecumênica e entrega de carta de reivindicações com as prioridades da região.
Programação
O quê? Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Região Noroeste – Atto público político, cultural e ecumênico.
Quando? 1º de maio
Horário? 08h00
Onde? Escola Municipal Nadal Sfredo – Jardim Liberdade (no fundo do Fórum e distrito Sanitário).
Organizadores: Assembleia Popular- Região Noroeste e Fórum do Grito dos Excluídos
Informações: Ângela Cristina/Educadora Popular da Recid-GO.
Contatos: 3203-5322 (Recid), 3593-2940 (Ir. Dorinha), 3593-1487 (Rubens) e Sérgio (9629-2998)

Ato público na Iquego
Outro ato, promovido pelo STIUEG, Comitê de Combate às Privatizações e partidos políticos de esquerda, antecipará o 1º de maio. Será dia 29 de abril (sexta-feira), às 11h, em frente à Indústria Química de Goiás (Iquego).
Segundo Zelito Ferreira, do Movimento Terra Livre e da coordenação do Comitê, a manifestação é motivada pelo fato de os servidores do órgão “estarem com os salários atrasados e sentindo-se acuados pelo governo Marconi Perillo (PSDB/DEM), que ameaça privatizar a IQUEGO e várias outras empresas públicas goianas”.
O quê? Dia Internacional do Trabalhador
Quando? 29 de abril
Horário? 11h às 13h
Onde? em frente à Iquego – Av. Anhaguera n° 9.827 - Bairro Ipiranga
Organizadores: Comitê de Combate às Privatizações do Governo Marconi Perillo.

Na história

lionsjmonlevadecentro.blogspot.com















O Dia Mundial do Trabalhador e da Trabalhadora foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador e da Trabalhadora. (Fonte: IBGE)


Cláudio Marques Duarte
Twitter: @claudio_mduarte
Facebook: claudiomduarte
62  8543 3293

Um comentário:

  1. O Cerradania é mesmo tudo de bom! Esporte, direitos humanos, história... Vida.

    ResponderExcluir