quarta-feira, 8 de junho de 2011

Participe do II Arraiá do Ânima: ajude a manter viva a cultura goiana e a reformar espaço poliesportivo

E aí, cumpade! Aí, cumade!
Que tar ocê colaborá com o arraiá?

Todo o dinheiro será investido na reforma da quadra.
Cada convite custa R$ 10,00. Combo para dois dias: R$ 15,00.
E segue passeio, parceiro!



Fiz o ensino médio (antigo segundo grau), na década de 1980, no antigo Colégio Professor Pardal. Na época, além de estudar, jogava basquete. Como incentivo do Jóquei Clube de Goiás recebia meio salário mínimo e uma bolsa de estudos. Minhas memórias são as melhores em relação ao Pardal. Lá fiz grandes amizades, me apaixonei pela primeira vez (paixão platônica, aliás, pois nunca tive coragem de dizer pra menina sobre o meu sentimento). Conheci a Dulce, grande diretora, o Vilela, coordenador de esportes, também maravilhoso. Acabei jogando também vôlei e handebol e até natação – e olha que eu nadava mal pra caramba – nas disputas dos jogos estaduais escolares.
Passados quase 30 anos, meus filhos jogam basquete na AEGB, que tinha o apoio do Colégio Professor Pardal, agora Instituto Ânima de Educação. Será mera coincidência da vida? Não sei responder. O fato é que instituições como o Ânima tem que ser aplaudidas. Por isso, faço questão de divulgar a sua tradicional festa junina nos dias 10 e 11 de junho/2011, na Paróquia São Judas Tadeu, Setor Coimbra. O objetivo da festa é “alimentar a tradição e a cultura” de Goiás e arrecadar fundos para a reforma de um espaço destinado à prática esportiva dos alunos e de crianças e adolescentes pertencentes a associações comunitárias esportivas, como a AEGB. Você, amigo do esporte, pode ajudar.

Cláudio Marques

EXCLUSIVA
Fernando Leite
Diretor Administrativo/Financeiro do Instituto Ânima de Educação

Fernando Leite (com sua companheira, a professora
Ana Cláudia, e os filhos Pedro, Ana Lis e Luísa):
compromisso do Instituto Ânima é com o esporte para a cidadania.



Em entrevista exclusiva ao blog Cerradania, o diretor financeiro do Instituto Ânima de Educação, Fernando Leite (foto), explica que o projeto, a ser executado aos poucos, envolve a construção de piscina, salão para dança, balé e artes marciais, além da quadra coberta que já está em reforma.










Cerradania: O Instituto Ânima realiza no próximo final de semana (dia 12 de junho) a sua tradicional festa junina. O objetivo desta segunda edição é arrecadar fundos para reformar a quadra que a escola alugou. Qual é o projeto do Ânima em relação à utilização desta futura nova quadra?
Fernando Leite: O objetivo da festa não é “apenas” arrecadar recursos para a reforma da quadra. Acreditamos neste evento como relevante para alimentar a tradição e a cultura de nosso Estado. O folclore, as danças regionais, quadrilhas, “causos”, leilões, casamentos caipiras, comidas e bebidas típicas e tantas outras manifestações populares só existem e terão continuidade se forem preservadas e estimuladas como ações educativas.
O espaço que o Ânima alugou, de quase 2.000 m2, será destinado à prática esportiva dos nossos alunos e de crianças e adolescentes pertencentes a associações comunitárias esportivas, como a AEGB, por exemplo. O projeto, a ser executado aos poucos, envolve a construção de piscina, salão para dança, balé e artes marciais, além da quadra coberta que já está em reforma.


 
O projeto, a ser executado aos poucos, envolve a construção
de piscina, salão para dança, balé e artes marciais,
além da quadra coberta que já está em reforma.
 
Cerradania: Quanto o instituto espera arrecadar para viabilizar a reforma da quadra?
Fernando Leite: Qualquer quantia será bem-vinda. Quanto maiores os recursos de  que dispusermos maiores serão as possibilidades de encaminhamento do projeto como um todo.

Cerradania: Qual é o projeto do instituto para o trabalho com o esporte em geral e, especificamente, com o basquete? Quem será o público-alvo, há uma meta de quantas crianças praticarão?

Fernando Leite: Além de atendermos ao público da Escola, planejamos utilizar este espaço para fins sociais, uma vez que esta área situa-se em região central e bem servida por linhas de ônibus de todos os bairros. Estamos, portanto, abertos a discussões com entidades e instituições voltadas para o esporte e a educação.
Cerradania: A partir de quando teremos a novíssima quadra a disposição para os treinamentos e aulas de educação física?
Fernando Leite: A quadra coberta já estará disponível a partir de agosto de 2011, com a conclusão dos vestiários, da reforma do piso, da arquibancada e pintura em geral.
Cerradania: Geralmente as instituições privadas de educação tem como foco só o lucro. O quê motiva o Instituto Ânima a patrocinar a AEGB, uma associação sem fins lucrativos que atua na formação de crianças e jovens para a prática do esporte?
Fernando Leite: O Ânima é uma instituição de ensino formada por muitos educadores. O projeto político-pedagógico – HUMANISTA – tem como princípio norteador a busca por uma sociedade mais justa e mais feliz, o que necessariamente implica em luta por mais igualdade e oportunidade para todos. Sabemos que a arte e o esporte são caminhos interessantes e instrumentos poderosos para incluir socialmente crianças e adolescentes. Abrimos, assim, a possibilidade para ações afirmativas, através de parcerias com instituições sérias e comprometidas com a educação e o esporte em nossa capital.
A quadra coberta já estará disponível a partir de agosto de 2011, com a conclusão dos vestiários, da reforma do piso, da arquibancada e pintura em geral.

PERFIL/FERNANDO LEITE
Idade: 44 anos
Profissão: Professor de Língua Portuguesa e Literatura
Curso Superior: Letras (UFG)
Cargo: Diretor Adm./Financeiro do Instituto Ânima de Educação
Filhos: Ana Luísa, Ana Lis e Pedro
Companheira: Ana Cláudia (Coordenadora Pedagógica do Instituto Ânima de Educação)


Cláudio Marques Duarte
62  8543 3293
Twitter: @claudio_mduarte
Facebook: claudiomduarte

2 comentários:

  1. Cláudio, parabéns mais uma vez por este blog. É jornalismo, é coração, é cidadania. Bonita mesmo a coincidência da sua história com a do Tutu e do Guigui, nossos atletas, e de toda a galerinha da AEGB. Parabéns também ao Fernando, colega antigo que eu jamais imaginaria reencontrar em outras esferas: o esporte e a amizade comum dos filhos.
    Sobre a festa junina, manda reservá muita canjica lá pra mim!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Regina. Vamos sim, à festa! Deu água na boca só de pensar na canjica.

    ResponderExcluir