segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AEGB conquista classificação antecipada para a final do brasiliense de basquete

Arthur Magnabosco (na foto, fazendo bandeja) e Guilherme Perini foram os 
destaques do ataque da AEGB, na partida contra o Vizinhança: 18 pontos cada um.

A Associação Esportiva Goiana de Basquete (AEGB) conquistou sua classificação antecipada após vencer o Unidade Vizinhança e o Lance Livre em rodada dupla realizada no sábado, 29, pelo Campeonato Brasiliense de Basquetebol 2011.
No primeiro certame, às 10h30min, no Ginásio do Centro Educacional CASEB, a vitória foi apertadíssima, com o jogo sendo decidido nos últimos segundos. Apesar de a AEGB vencer os três primeiros quartos (parciais de 14 a 06; 09 a 07; e 24 a 14), chegando a fazer 20 pontos de frente, no último quarto o Lance Livre fez 29 a 11. Com a recuperação, a equipe candanga chegou a estar um ponto à frente no placar quando restavam pouco mais de 30 segundos para o final da partida. Três faltas consecutivas favoráveis à AEGB, possibilitaram aos goianos retomarem a dianteira. Placar final: AEGB 58 X 56 Lance Livre.
Um detalhe importante: nesta partida não houve um único cestinha de destaque, praticamente todos os jogadores da AEGB pontuaram, fator que dificulta a marcação. Já o Lance Livre desta vez marcou melhor e, na ofensiva, teve como destaque no ataque o jogador Gabriel Araújo, o cestinha do jogo, com 22 pontos.
Ficha técnica
Atletas da AEGB: Alexandre Zamberlan, Arthur Magnabosco Duarte, Douglas Tashiro, Felipe Antunes, Gilberto Beltrame Neto, Guilherme Perini, João Leandro Oliveira, Leandro Simplício, Matheus Abrão e Pedro Silva. Técnico: Tiago Magalhães.
Atletas do Lance Livre: Danilo Santos, David Crossland, Felipe Barbosa, Felipe Machado, Gabriel Araújo, João de Paula, João Oliveira, Lauro Silva, Luís da Silva, Luis Gilberto Filho, Luiz Barbosa e Matheus Alves. Técnico: Marco Carvalho.
 
O atleta Gabriel Araújo foi o destaque no esquema ofensivo do Lance Livre: 22 pontos.

O entrosamento, a forte marcação e o nível equivalente dos atletas da AEGB, sob a
orientação do professor Tiago Magalhães, foram determinantes difícil vitória sobre o Lance Livre.


O Lance Livre, sob a orientação do técnico Marco Carvalho mostrou grande força de recuperação.
Depois de ter perdido o primeiro jogo (dia 22) por uma diferença de 15 pontos, a equipe
se superou e, por detalhes, não ganhou o jogo do último sábado. Diferença de apenas 2 pontos.



Arbitragem: Apontadora: Mariana Campos. Cronometrista: Marcos Serqueira.
Operador de 24”: Paulo Affonso. Árbitro: Guilherme Travassos. Fiscal: Cleidmar Ferreira.

AEGB x Vizinhança
No segundo jogo, às 15h30min, no Ginásio do Unidade Vizinhança, a AEGB perdeu o primeiro quarto, mas venceu os demais. Apesar do cansaço (havia jogado pela manhã), manteve sempre o controle da partida. Parciais de 16 a 13; 11 a 15; 07 a 18; e 19 a 16. Placar final: Vizinhança 53 X 62 AEGB.

AEGB (ordem alfabética): Alexandre Zamberlan, Arthur Magnabosco Duarte, Felipe Antunes, Guilherme Magnabosco, Gilberto Beltrame Neto, Guilherme Perini, João Leandro Oliveira, Leandro Simplício, Matheus Abrão, Pedro Silva, Tales Marins. Técnico: Tiago Magalhães. Assistentes: Marcos Henrique e Victor Hugo.


Os atletas do Vizinhança (ordem alfabética): André Cunha, André Novelino, Fábio Dias, Gabriel Faria, Gabriel
Zambon, Guilherme Santos, Igor Costa, José Evandro Jr., Lucas dos Santos, Pedro Meireles,
Rodrigo Costa e Victor Bafutto. Técnica: Andreza Almeida.

Arbitragem: Apontadora: Fabíola Fonseca. Cronometrista: Paulo Affonso.
Operador 24”: Joselita Borges. Árbitro: Júlio Cesar Pontes. Fiscal: Cleidmar Ferreira.
 
 Não basta ser pai ou mãe, tem que participar!

A torcida da AEGB está de parabéns! Vári@s amig@s, pais e mães de atletas (totalizando 36 pessoas, fora os 12 atletas), às 05 horas da madrugada de sábado, já estavam em frente à sede da AABB, em Goiânia, ponto de encontro para a viagem. O motorista Juraci também virou torcedor. O percurso foi feito em três horas, incluindo a tradicional parada para aquele lanche.


A comitiva da AEGB chegou cedo, às 9h30min, ao
Centro Educacional CASEB, onde ocorreu o primeiro jogo do dia.

Ao chegar no local do primeiro jogo, o Ginásio do Centro Educacional CASEB, a coordenadora pedagógica da escola não sabia da partida, mas tudo foi rapidamente esclarecido por meio de contatos feitos com o diretor técnico da Federação de Basquete do Distrito Federal, Marcos Serqueira e o técnico do Lance Livre, Ricardo Oliveira.
Terminado o jogo, a galera se deslocou para a sede do Vizinhança. Almoçou no restaurante do Clube, onde ocorreu o segundo jogo do dia. Cansados da primeira partida, os atletas da AEGB recuperaram a energia deitados nas escadarias do ginásio.

A-E-G-B! Esse grito foi determinante para a vitória contra o Vizinhança.
Candangos da AEGB -- Ah! Dessa vez, a avó e outros familiares do atleta João Leandro, da AEGB, que moram em Brasília (foto abaixo), também prestigiaram o jogo. O pai do Leandrinho, conforme prometido, estava lá novamente.



De amarelo, Solange, mãe do atleta Douglas, que viajou de Goiânia. De vermelho,  Marília, mãe do
atleta atleta João Leandro. Os demais são parentes dele, que moram em Brasília, mas torcem pela AEGB.



"Todos juntos somos fortes". O lema da música de Chico Buarque mostra que a união
de pais, mães e amigos do basquete são fundamentais para o crescimento de uma instituição.

O retorno foi uma farra só. Brincadeiras (até truco os meninos jogaram – aliás, o meninão aqui também, com direito a vitória!!! rsrsrs). Chegamos todos bem às 21h. Vou parar por aqui, pois estou no meu intervalo de almoço e preciso trabalhar um pouco.


Análise do campeonato

O objetivo da AEGB, estabelecido ainda no primeiro semestre de 2011, era participar do Campeonato Brasiliense de Basquete 2011. Os resultados seriam consequência do trabalho desenvolvido no decorrer do ano, aliás, desde dezembro de 2010, já que nem nas férias (incluindo julho de 2011) a equipe deixou de treinar.

A final não tem um favorito -- fator demonstrado no último jogo contra o Lance Livre (o outro provável finalista).

Até lá. E que vença o melhor!!!



Acesse a galeria completa com 100 fotos dos dois jogos do dia 29/10 e também da viagem Goiânia-Brasília-Goiânia, no link abaixo:



Cláudio Marques
62 8543 3293
62 81325887

2 comentários:

  1. Lindas fotos e uma notícia pra aplaudir. Aplaudir você, o pessoal da AEGB e os meninos de garra, garra até demais...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Regina. Que Deus e a vida terrana permitam a sua presença na final. Beijo duplo.

    ResponderExcluir