terça-feira, 1 de março de 2011

Câmara instala comissão especial da reforma política nesta terça-feira

Será que agora e pra valer?



Câmara instala comissão especial da reforma política nesta terça-feira 

A Câmara instala amanhã (hoje, 1º de março/2011), às 12h, a comissão especial destinada a efetuar estudo e apresentar propostas em relação à reforma política. De acordo com o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), a ideia é avançar no debate das mais de 100 propostas sobre o tema em tramitação na Casa. “Precisamos produzir avanços e acordos que viabilizem uma reforma política mais próxima daquilo que a sociedade espera do Parlamento”, disse.

Na avaliação do presidente da Câmara, a proposta precisa enfocar o essencial. “Precisamos ser práticos. As discussões sobre a reforma política são difíceis, pois implicam um diálogo com interesses locais, regionais e setoriais, sendo necessária a construção de acordos”, ressaltou Marco Maia. O presidente Marco Maia destacou que a comissão da Câmara vai trabalhar paralelamente à comissão instalada no Senado para tratar do tema. “Mas deveremos chegar a um consenso para votar um texto único, resultado dos trabalhos das duas Casas”, disse.

A bancada do PT na Câmara já definiu, em seminário realizado no início do mês, a reforma política como uma das prioridades para este ano. O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), defende o fortalecimento do sistema político brasileiro. “Para evitar as distorções que comprometem a representatividade no Congresso Nacional”, ressaltou.

A reforma política, acrescentou Paulo Teixeira, é uma necessidade identificada quase consensualmente entre os partidos da base e da oposição. “O tema é, sem dúvida, um dos mais urgentes. A política, que deveria ser a atividade mais nobre da sociedade, hoje passou a ser mal vista por todos. Precisamos promover uma reforma capaz de dar maior representatividade ao nosso sistema político-eleitoral, bem como acabar com a influência do poder econômico sobre a política”, afirmou.

Paulo Teixeira enumerou alguns pontos da reforma política que o PT defende: o financiamento público de campanha, o fortalecimento dos programas partidários, a ampliação da presença feminina nos parlamentos e a lista pré-ordenada.

Fonte: Informes PT (Informativo digital da Liderança do PT na Câmara dos Deputados - recebido por e-mail em 28/02/2011 - acesso em 1º/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário