quinta-feira, 17 de março de 2011

VIII Conferência Municipal de Saúde de Goiânia

Meu primeiro trabalho foi como atleta do basquete do Jóquei Clube de Goiás. Ainda era estudante do 2º grau - atual Ensino Médio. Recebia ajuda de custo de meio salário mínimo e uma bolsa de estudos no Colégio Professor Pardal (atual Anima).

Quando me formei em comunicação (Rádio e TV) pela UFG, meu primeiro emprego -- na área onde atuo até hoje --, foi em dois sindicatos, o Sinttel e o SINTFESP-GO/TO, este representante de trabalhadores em saúde e previdência de Goiás e Tocantins. Por meio deste último trabalho, conheci o universo da saúde pública, a luta pelos direitos dos trabalhadores, pelo HGG, pelo Hospital das Clínicas, especialmente, pelo Sistema Único de Saúde. SUS, que apesar de todos os problemas, é considerado um dos mais avançados sistemas do mundo.

Contextualizo o assunto para justificar porque considero tão importante divulgar o ato de assinatura do decreto que convoca a VIII Conferência Municipal de Saúde  de Goiânia. A conferência municipal, segundo a amiga Olívia Vieira, da Secretaria Muncipal de Saúde, tem  também o caráter preparatório para a XIV Conferência Nacional de Saúde, já convocada pelo o Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde e a Presidenta Dilma Roussef.

Não tenho dúvidas de que a conferência de Goiânia será (precisa ser!) histórica e produzirá rico conteúdo. Confio muito e acredito na capacidade e competência do Secretário de Saúde, Elias Rassi Neto, sanitarista, professor da UFG e a vida toda de compromissos com a busca da qualidade do atendimento em saúde.

Que a Prefeitura, Conselho Municipal de Saúde, Pastoral da Saúde, SINDSAÚDE e especialmente a população tenham a sabedoria necessária para fazer aprovar medidas que tenham consequências diretas na vida do usuário, motivo de existência do SUS, mas tão sofrido face aos gargalos do sistema. Entre elas, que definam a melhor equação para ampliar as fontes de financiamento do sistema.

Que o atendimento -- em especial o resultado dele na vida da população -- seja bem melhor do que atualmente. Que os entes federados (municípios, estados e União) busquem de verdade eficiência e eficácia nessa área que, hoje, é a mais relevante para as pessoas, porque lida com as nossas vidas.

Este, o convite oficial para o ato. Participe e ajude a divulgar. Ajude a cidade, o Estado, o País a cuidar melhor de seus cidadãos e cidadãs!


Que venha a conferência, espaço democrático e popular. Viva o direito à participação! Viva a democracia! Viva o SUS! Viva o Brasil!


Cláudio Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário