terça-feira, 5 de abril de 2011

Sem critérios transparentes e técnicos, seleção goiana sub-15 masculino da 2ª divisão estreia nesta terça

Apesar de eu não saber qual foi o critério de escolha dos atletas da seleção goiana sub-15, desejo boa sorte aos atletas que nos representarão no Brasileiro que começa nesta terça, 5 de abril.
Lamento que, por exemplo, a AEGB que sempre esteve entre as melhores equipes nos últimos dois anos, não tenha tido nenhum atleta convocado. Ou, pelo menos sido consultada sobre alguma indicação. A sua equipe foi sondada? Você, atletas sub-15, sabia do torneio?
Torno pública a minha crítica, que é pessoal e intransferível,  porque é feita com lealdade, pela frente. Tem como objetivo possibilitar o bom debate sobre ações da Federação Goiana de Basquete. É ancorada no sentimento de que critério justo, técnico e que leve em conta o desempenho das equipes deveria ser pelo menos um, senão o principal, critério.
Falta transparência!


A matéria abaixo é do site oficial da Confederação Brasileira de Basquete.


Cláudio Marques.




Anápolis /GO
Começa hoje (dia 5), na cidade goiana de Anápolis, o Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino – 2ª Divisão.
 
Na primeira rodada jogam Paraná x Paraíba (13h); Mato Grosso x Amapá (15h); Mato Grosso do Sul x Rio Grande do Norte (17h30); e Pernambuco x Goiás (19h30). As oito equipes disputam três vagas para a primeira divisão de 2012. Os três últimos colocados descem para a terceira divisão.

Forma de Disputa
As oito seleções foram dividas em dois grupos de quatro. As equipes jogam entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a fase semifinal e os vencedores disputam o título. Os três primeiros lugares estão classificados para a primeira divisão e os três últimos colocados descem para a terceira divisão do Brasileiro sub-15, em 2012.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 MASCULINO – 2ª DIVISÃO :
Data: 5 a 9 de abril
Local: Ginásio Internacional Newton de Faria
End.: Av. Senador Lourenço Dias, s/nº - Centro – Anápolis/ GO
Seleções Participantes:
Grupo A: Paraná, Mato Grosso, Amapá e Paraíba
Grupo B: Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Norte
 

13 comentários:

  1. Antes de voce se manisfestar dessa maneira, colha informações a respeito dos seus dirigentes ou ex-dirigentes. Como eles mandaram boicotar as seleções no ano passado, como estão boicotando a Federação Goiana de Basquetebol, se informe melhor das pessoas que estão perto de voce. Pois eles mesmo estão prejudicando os atletas de voceis, o basquete continua e continuara com ou sem a EAGB, ele é maior do que tudo isso!

    ResponderExcluir
  2. Lamento apenas que você "Anônimo", não se identifique. Estamos numa democracia republicana, onde a transparência é algo básico. Como eu (Cláudio Marques Duarte, pai de atleta e ex-jogador do saudoso Jóquei Clube de Goiás, apaixonado por basquete)disse, fiz e assumo a crítica públicamente, por ser sincera e desprovida de maldade.
    Mesmo assim, vamos a alguns esclarecimentos:

    1) Não é verdade que a AEGB boicotou as seleções no ano passado. Aliás, os técnicos da seleção sub-17, que garantiram a ascenção de Goiás à 2ª divisão eram da AEGB: Rodrigo Carlos e Thiago Magalhães. Na ocasião, os Teco, Luis, Mateus e outros (da AEGB) foram importantes para o grupo.

    2) A seleção sub-17 deste ano contou com os atletas Marcos Henrique e Teco. Pelo que me consta, a última cesta do jogo contra o Rio Grande Sul - e que garantiu a classificação de Goiás para a 1ª divisão - foi do armador Marcos Henrique, da AEGB.

    3) Se você observar direito, estou questionando por quê a AEGB sequer foi consultada. Por quê nenhum atleta foi contactado? Porque só ficamos sabendo da seleção após escolhida? Por quê punir crianças e adolescentes que nada têm a ver com questões políticas?

    ResponderExcluir
  3. (Rodolfo)-Concordo com o Cláudio.Tem muitos atletas sub-15,não só da AEGB,mas de outros clube,que tem total capacidade de representar BEM o nosso estado,e muitos não ficaram sabendo a respeito dos treinos ou sequer do torneio.Isso é nepotismo por parte da federação,uma forma de privilegiar os seus 'escolhidos'.
    (Rodolfo)

    ResponderExcluir
  4. Respeito a sua opinião, mas o senhor esta equivocado em muitas colocações.
    O campeão goiano de 2010 nesta categoria é a ABA, consequentemente é a base do sub 15.
    No sub 17 AEGB tinha 03 atletas, nenhum momento houve boicote ao seus atletas, no sub 15, o unico atleta que tem condição neste momento de atuar na seleção era o Leandro e Vitor Hugo, um esta fora do estado e o outro foi convidado mas não mostrou interesse.
    A sua opinião sinto que é como um pai que esta ferido, o senhor não esta analisando a situal real, pelo que vejo o vosso filho com certeza ira jogar basquete, mas no futuro, no momento não.
    O senhor sabe que em 2010 a AEGB boicotou a federação tirando o tecnico de atuar no
    sub 19, pergunto para o senhor isto é ceto????
    Tenho 25 anos de basquete ja vi muitos pais igual ao senhor por perto, mas quando passa a idade do seu filho nas categorias de base, voces nunca mais aparece.
    Com trabalho tendo resultado ou não sempre trabalharei com basquete.

    Minha opinião é pessoal e instransferivel.

    ResponderExcluir
  5. Esta opinião não de um anonimo é do professor Moises de Anapolis.

    Tenho cref, me considero preparado para trabalhar.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Professor Moises, mais uma vez obrigado pelo comentário, franco e aberto, como deve ser. Divergências, a gente trata no diálogo. Não tenho dúvidas de que todos os jovens foram e são importantes para a seleção, da AEGB e de todos os clubes representados. Citei os da AEGB porque foi falado que a AEGB boicotou a seleção, o que não é verdade. Aliás, não invertamos as coisas. No caso da seleção sub-15, quem não foi consultado pela Federação foi a AEGB. Também o considero preparado para trabalhar, aliás,alguém questionou isso? Ou foi o contrário? O senhor é que tentou me desqualificar apenas porque sou pai de um atleta. Obrigado mais uma vez pela oportunidade do diálogo franco, aberto e democrático, como deve ser.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou o Mateus Ferreira, atleta ate entao da AEGB. Acho bacana essa discussao, pois assim posso tambem dar minha opiniao acerca do q esta se passando DE NOVO com o nosso querido esporte em nosso querido estado.Nao creio q elevar ao maximo seus respecivos times(AEGB e ABA) va de fato resolver os problemas, pensei q estavamos falando de uma seleçao GOIANA, q diz respeito a todas as cidades e times do nosso estado. Nao importa os campeoes do ano passado, ou do ano retrasado.O que esta acontecendo de novo com o basquete goiano? Ficamos um bom tempo sem seleçao por falta de organizaçao desta instituiçao, e quando conseguimos retornar, ha uma tremenda falta de transparencia por parte da federaçao que nao comunica com antecedencia a todos os atletas CAPAZES de jogarem na seleçao sub15 e nas outras seleçoes. Quando digo falta de transparencia, digo tambem falta de criterios e de metodos para se formar uma seleçao de bom nivel.Houve uma pre seleçao digna? Os melhores do estado nessa categooria ou mais novos capazes de jogarem nela, foram avisados? Os clubes foram avisados? Infelizmente nao tenho as respostas para tais questoes, mas algo me parec que DE NOVO vamos ter um problema com tais questoes, pois ha um monopolio de informaçoes restrita a Federaçao Goiana de Basquetebol que tange a TODOS os atletas,tecnicos,dirigentes e clubes saberem e fazerem parte,pensava q estavamos todos juntos com apenas uma SELEÇAO GOIANA DIGNA com uma vontade de voltar a elite brasileira no esporte, somos um estado e nao apenas AEGB, ABA, penso q isto deve ser fundamental para um tecnico descente saber e fazer sua pre-seleçao ou seleçao de basquete.O basquete goiano nao gira em torno apenas de dois times!! Ainda bem!! O q falta e seriedade no trabalho e , principalmente, levar em consideraçao os atletas, pois estes sim estao sendo NOVAMENTE prejudicados por questoes politicas q nao nos dizem respeito, e nem vao colaborar com o nosso desenvolvimento!!

    ResponderExcluir
  9. Queria agradecer tambem ao Claudio Marques Duarte pelo blog e pela oportunidade de todos colocarem aqui suas respectivas opinioes.Penso q isso e de fundamental importancia para o crescimento humano e ate mesmo do nosso esporte q todos nos somos de fato apaixonados.
    Obrigado, MAteus Ferreira

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mateus Ferreira! É isso mesmo! Você disse tudo. Tomara encontremos saídas para tantos problemas. Tô tentando fazer a minha parte. Ou seja, pelo menos, possibilitar um bom debate. Mas, claro, todo mundo que é do bem precisaria levar adiante essa luta e, juntos, construir um outro basquete possível, também em Goiás. Muito obrigado pelo comentário. Ah, se possível, me informe o seu email. O meu é claudiomduarte@ig.com.br

    Cláudio Marques.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Conforme já havia comunicado, respeito e publico todos os comentários das pessoas que fazem a crítica aberta e SE IDENTIFICAM. Nesse sentido, mesmo que com discordâncias, quero de público reconhecer o respeito do Breno, Moisés,Mateus Ferreira, Rodolfo e outros que se identificaram.
    Os comentários de anônimos serão RASTREADOS, tratados como SPAM e passíveis de processos por calúnia e difamação.

    ResponderExcluir