domingo, 6 de março de 2011

Pesquisa da FPA mostra evolução das mulheres brasileiras

Governo faz campanha para "Dia Internacional da Mulher"
Para comemorar o “Dia Internacional da Mulher”, o governo federal começou a divulgar essa semana campanha publicitária, com o slogan “Quando as mulheres transformam a sua história, o Brasil inteiro se transforma com elas,” diz. As peças de comunicação, que incluem TV, rádio, internet, revistas e cartazes, foram criadas para elevar o sentimento de autoestima da mulher, destacando suas conquistas, seu potencial, sua capacidade e sua força transformadora. A campanha fica no ar até o fim de março.
A campanha deste ano se reveste com um enfoque bem especial, já que é o primeiro ano da presidenta Dilma Rousseff no mais alto cargo do país. Tomando este e tantos outros exemplos espalhados Brasil afora, a mulher é posicionada como protagonista de suas conquistas e do exercício dos seus direitos.
As peças de comunicação também reforçam o papel da mulher como agente transformador no processo de desenvolvimento econômico e social do país, já que representa a maior parte da população, 41% da força de trabalho, e chefia cerca de 35% das famílias.
Pesquisa da FPA mostra evolução das mulheres brasileiras
A pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado realizada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo, por meio de seu Núcleo de Opinião Pública, e em parceria com o SESC, apresenta a evolução do pensamento e do papel das mulheres brasileiras na sociedade.
Entre os temas abordados no estudo estão: Percepção de Ser Mulher: Feminismo e Machismo; Divisão Sexual do Trabalho e Tempo Livre; Corpo, Mídia e Sexualidade; Saúde Reprodutiva e Aborto; Violência Doméstica e Democracia, Mulher e Política.
A introdução do recorte de gênero é a grande inovação deste estudo que desta vez ouviu mulheres e homens sobre a situação da mulher brasileira. Os resultados podem ser comparados aos do estudo realizado pela FPA em 2001. Essa comparação aponta melhorias na situação da mulher, mas também comprova que há um longo caminho a percorrer na valorização e na inserção da mulher na sociedade.
A pesquisa foi realizada em agosto de 2010 e ouviu a opinião de 2.365 mulheres e 1.181 homens, com mais de 15 anos de idade, de 25 unidades da federação, cobrindo as áreas urbanas e rurais de todas as macrorregiões do país. O levantamento envolve a inclusão de 176 municípios na amostra feminina e 104 na masculina. Abaixo a pesquisa na íntegra para você consultar e baixar.
Já está disponível para download nos portais FPA e SESC a íntegra da pesquisa "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado". A pesquisa foi realizada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo, por meio de seu Núcleo de Opinião Pública, em parceria com o SESC. Estão disponíveis dados sobre Percepção de ser mulher, machismo e feminismo; Divisão sexual do trabalho doméstico e remunerado - satisfação com o tempo livre, Corpo, mídia e sexualidade, Saúde reprodutiva e abortamento, Violência Doméstica, e Democracia, mulher e política.
Conheça a íntegra da pesquisa clicando aqui.

Fontes: Informes PT e Fundação Perseu Abramo.

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