quinta-feira, 24 de março de 2011

Abaporu: símbolo de um país que reconhece a cultura como mola-mestre do desenvolvimento

Um país só se desenvolve se investe em saúde, educação, esporte, ciência e tecnologia e cultura. Fico feliz de ver a Presidenta Dilma reforçando a importância da cultura como mola-mestre do desenvolvimento. Linda a iniciativa da exposição em homenagem às mulheres.

Cláudio Marques.



‘Mulheres, Artistas e Brasileiras’ é dedicada aos que querem ver a arte exposta


Presidenta Dilma Rousseff, Tarsila do Amaral e o presidente do Museu de Arte latino-americano de
Buenos Aires, Eduardo F Costantini, participam da cerimônia de abertura da exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Uma mostra em homenagem às mulheres, mas dedicada “a todos aqueles que querem ver a arte exposta e não trancada entre quatro paredes”. Foi assim que a presidenta Dilma Rousseff definiu a exposição ‘Mulheres, Artistas e Brasileiras’, aberta nessa quarta-feira (23/3) à noite, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, com a presença de artistas, ministros de Estado e outras autoridades.

Em seu discurso, a presidenta Dilma ressaltou o Abaporu, de Tarsila do Amaral, obra que definiu como “maravilha que tem simbologia especial aos brasileiros”. Na ocasião, a presidenta agradeceu ao colecionador argentino Eduardo Costantini, proprietário do quadro, que emprestou o Abapuru à mostra.
“[O Abapuru] tem uma simbologia especial a nós brasileiros – a todos aqueles que querem ver a arte exposta e não trancada entre quatro paredes. Um especial agradecimento ao Costantini por garantir que nós brasileiros possamos ver essa obra que considero muito importante”, afirmou.


Dilma Rousseff agradeceu, ainda, a todas as artistas e familiares e às instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Ibram por cederem obras de seus acervos. A presidenta prestou especial homenagem à bonequeira Izabel Mendes, do Vale do Jequitinhonha, que representa na mostra a arte popular.
“Duvido que tenha bonequeiras tão capazes como as mineiras (…). Essa exposição também evidencia a arte popular, através de uma mostra das nossas bonequeiras”, frisou.
A presidenta terminou seu discurso convidando todos a “desfrutarem” a exposição, que homenageia “todas as mulheres brasileiras, por meio das artistas que foram fantásticas, merecedoras de terem suas obras expostas em todo o mundo”.

Presidenta Dilma homenageou dona Izabel, bonequeira do Vale do J
equitinhonha (MG). Foto: roberto Stuckert Filho/PT

Emoção -- Dona Izabel Mendes, de 86 anos, foi convidada especial da presidenta Dilma Rousseff. Aos sete anos de idade, Izabel começou a produzir bonecas de barro “por brincadeira” e disse ao Blog do Planalto que brinca e se diverte com as bonecas até hoje. Pioneira da arte que, para sua cidade natal, Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, tornou-se fonte de renda e alternativa para sair da pobreza, dona Izabel se disse muito emocionada com a homenagem.

Ao receber o caloroso abraço da presidenta, dona Izabel disse: “Meus parabéns, que você é uma estrela que brilha e ilumina todo o Brasil”. Em resposta, ela ouviu da presidenta que “estrela é você, exemplo de força e que merece toda essa homenagem”. Nesse momento, as lágrimas vieram, comentou Izabel.

Veja abaixo nota da presidenta Dilma por ocasião da exposição ‘Mulheres, Artistas e Brasileiras’:

No mês em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher”, o governo federal promove, em colaboração com a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), esta inédita mostra da arte do século XX com obras de renomadas pintoras e escultoras brasileiras, muitas das quais tiveram de lutar para serem reconhecidas pelo seu real talento.
Além de representar importante marco pela sua temática, a mostra “Mulheres, Artistas e Brasileiras” reúne obras dos mais diversos acervos públicos, entre os quais do Banco Central do Brasil, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e de museus subordinados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ao governo do Distrito Federal.
A apresentação desse rico e abrangente conjunto de obras modernas e contemporâneas confere visibilidade ao talento e à criatividade da mulher brasileira. A exposição valoriza o fato de que, desde os primeiros passos do modernismo à mais avançada arte contemporânea, não se pode falar de arte brasileira sem que tenham de ser mencionados os nomes de talentosíssimas mulheres.
O Palácio do Planalto abre suas portas para que o público tenha acesso a uma exposição que revela, de modo original e emblemático, um acervo pouco conhecido, que confirma a extraordinária contribuição das mulheres para a cultura deste País.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

Disponível em http://blog.planalto.gov.br/mulheres-artistas-e-brasileiras-e-dedicada-aos-que-querem-ver-a-arte-exposta/ (acesso em 24/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário