terça-feira, 22 de março de 2011

Proteger o brejo da vaca, no Goiânia 2

(...)
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.
                                     
Fernando Pessoa.

Na condição de cidadão e morador do bairro Goiânia 2, em Goiânia-GO, acompanho de perto todas as informações sobre edificações supostamente sem licença, em área "que seria de proteção ambiental". Tem vereador já pedindo a paralisação da obra. Seria ingenuidade achar que o que move alguns seria simplesmente a defesa do meio ambiente e do ribeirão da nossa aldeia, o João Leite. Mas é fato que tudo precisa ser esclarecido. Só peço uma coisa, que os Poderes Públicos (aqueles que não são podres) não deixem para agir depois que a 'porca torcer o rabo' ou a 'vaca for pro brejo' -- se bem que, no caso, precisamos é proteger o brejo e garantir que ela -- a vaca -- possa desfrutar do brejo como um bem ambiental. Abaixo, matéria do jornalista Almiro Marcos, publicada no jornal O Popular deste 22 de março de 2011.

Cláudio Marques.


Obras sem licença no Goiânia 2
Presidente da amma afirma que órgão não liberou Construção de 27 torres em área de várzea e nascentes

Reprodução de foto de O Popular


Almiro Marcos

O empreendimento imobiliário que está sendo instalado no Goiânia 2, na capital, numa área que seria de proteção ambiental, não tem sequer licença prévia. Esse documento é o passo inicial no processo de autorização para a construção de imóveis. A informação foi passada ao POPULAR pelo presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Clarismino Luiz Pereira Júnior.

Por outro lado, a empresa responsável pelo empreendimento, Brookfield Incorporações, garante que tem alvará de construção expedido pela Prefeitura de Goiânia em 30 de setembro do ano passado. E reforça que também possui autorização prévia da própria Amma, expedida em 9 de novembro de 2010.

"Há alguma coisa muito errada nessa história. Se não existe a licença ambiental, como é que o alvará de construção foi liberado pela Prefeitura? É preciso esclarecer bem o que aconteceu nesse caso", argumenta o vereador Elias Vaz, que entrou com um pedido na semana passada para que Clarismino Júnior fosse ouvido na Câmara hoje. Outro que deve comparecer é o titular da Secretaria de Planejamento Municipal (Seplam), Roberto Elias Fernandes.

Além disso, independente da problemática documental, ontem, a Câmara de Goiânia decidiu que vai pedir a suspensão do alvará de construção da obra. A posição veio após reunião entre as comissões de Habitação e Urbanismo e de Meio Ambiente da Casa. "Avaliamos que a melhor saída agora é parar a obra para descobrir de fato o que está ocorrendo. Afinal, se existir algum dano ao meio ambiente, depois já será tarde demais para recuperar", argumenta o presidente da comissão de Habitação e Urbanismo, Agenor Mariano.
Caso a Seplam não tome providências para atender a recomendação dos vereadores, há a possibilidade de criação de um decreto legislativo suspendendo a obra. "Temos essa prerrogativa, mas não pensamos que a Seplam irá colocar dificuldades para esclarecer o que está ocorrendo", pensa Agenor Mariano.

Reprodução a partir de original de matéria publicada no Jornal O Popular (edição de 22/03/2011). Disponível em http://www.opopular.com.br/#22mar2011/cidades-58874/obras_sem_licenca_no_goiania_2

3 comentários:

  1. Oras... Ainda não deram um cafézinho lá para o presidente da AMMA? que coisa, hein?!

    ResponderExcluir
  2. Gigipoderosa, sua insinuação é gravíssima. Vc poderia explicar exatamente o que quiz dizer.
    Seria importante que você se identificasse, pois fico sem condições de concordar ou discordar de você sem que saiba quem vc é. De todo modo, obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Oras... todo mundo sabe que a turma do Íris Rezende é chegada num cafezinho, hehe... o Clarismino é um ranço da turma do Íris... O Clarismino é famoso por ser um boleiro antigo, hehe!

    ResponderExcluir