quinta-feira, 31 de março de 2011

Papai Noel, não esqueça da minha Caloi!

Quem é da minha geração (nasci em 1968) vai lembrar de uma propaganda dirigida às crianças na época de Natal que dizia: Papai Noel, não esqueça da miha Caloi. Na época, o sonho de consumo de toda criança, especialmente os meninos, era ganhar uma bicicleta.
Lembro-me que eu, meus irmãos e amigos, saímos pedalando pelo Bairro Popular, íamos para o bairro Campinas e, às vezes, saíamos do Setor Ferroviário (onde eu morava) até um córrego próximo da cidade de Senador Canedo.
O tempo foi passando, hoje estou maduro (pra não dizer velho) e não vejo as crianças com o mesmo frisson, talvez pelo fato de o "bicho" da época ser a internet, os computadores e toda a parafernália - também importante.
Mas penso que ter uma vida saudável é algo imprescindível neste mundão velho que uma hora pode acabar, graças ao deserviço humano.
Ter a bicicleta como importante meio de transporte (e lazer, por quê não?), em Goiânia, hoje com 1,3 milhões de habitantes, pode ser alternativa importante para esse fuzuê que virou nossa cidade, a mercê do carro que geralmente só transporta uma única pessoa.
Por isso, estão de parabéns o Pedal Goiano, que conquista a garantia da Prefeitura de que construirá a primeira ciclovia permanente da capital. Parabéns ao Prefeito Paulo Garcia por saber ler o futuro. Parabéns à deputada federal Marina Sant´Anna, madrinha histórica dessa luta.
Parabéns a mim e à Regina que, se tudo der certo e nossas pernas aguentarem, logo compraremos nossa bicicleta e estaremos mais do que nunca, na prática, aliados de uma vida mais saudável.

Cláudio Marques.
Twitter: claudio_mduarte
Facebook: claudiomduarte


Segue matéria sobre ato de lançamento do Projeto.

Prefeitura lança projeto da 1ª Ciclovia da capital

Cláudio Marques*

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT), Secretaria de Planejamento (Seplam) e da Agência Municipal de Obras (Amob), lançou na manhã de hoje (31/03), no Salão Nobre do Paço Municipal, o projeto da 1ª Ciclovia da capital. 
O projeto básico do trecho tem início no Jardim Guanabara, no viaduto da BR-153, e passa pelas Avenidas Vera Cruz, São Francisco, Independência até a Praça da Bíblia. O primeiro trecho que será executado parte da BR-153 até o aeroporto de Goiânia.
O Prefeito Paulo Garcia, analteceu a iniciativa como sendo um projeto em parceria e fruto da positiva pressão da sociedade civil organizada. Ele citou especificamente o Pedal Goiano que, pela rede social Twitter, sempre reivindicou do prefeito a construção de ciclovias na cidade.  "Fui muito cobrado pelo twitter".

Prefeito Paulo Garcia: defesa do uso da bicicleta como
forma de reduzir gases poluentes e prevenir e manter a saúde.

Paulo Garcia, que é médico de profissão, elencou alguns dos benefícios diretos e indiretos do uso da bicicleta como um meio de transporte: redução da emissão de gases poluentes; para a prevenção e manutenção da saúde do ciclista; para o trânsito, já que aumenta os pólos de maior fluidez, com a redução do número de veículos de uso individual em circulação.

Membro do Pedal Goiano (grupo do qual fazem parte pelo menos 200 ciclistas e amantes da bicicleta), Artor Alves de Oliveira parabenizou a Prefeitura pelo lançamento da obra e afirmou que esse precisa ser um entre vários trechos de ciclovia que "precisam ser construídas em Goiânia".


Artor Alves, do Pedal Goiano: "queremos ciclovias em toda a cidade"

A deputada federal Marina Sant´Anna, que sempre lutou por uma Goiânia mais saudável e apoiadora de primeira hora da luta pela construção de ciclovias e outras alternativas pela melhoria da qualidade de vida da nossa cidade, também participou do evento.


Deputada Federal Marina Sant´Anna: desde a década de 1980,
na luta por políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas, nas cidades.


Marina ressaltou que a luta do Pedal Goiano e de todos os grupos e pessoas que têm como bandeira esse tipo de iniciativa merecem os parabéns. A deputada, que assumiu seu mandato no começo do mês de março, colocou seu mandato a disposição para a conquista de financiamentos que beneficiem Goiânia e demais cidades do Estado.

Desde quando foi vereadora pela primeira vez, na década de 1980, Marina atua em frentes de luta pelo meio ambiente, cultura, direitos humanos, educação, esportes. É autora de vários artigos da lei orgânica de Goiânia e ajudou a elaborar o plano diretor da cidade que, em seu artigo 29, prevê a construção de ciclovias na cidade.

O Presidente da AMT, Miguel Tiago, ressaltou que esta foi uma conquista dos usuários da bicicleta como meio de locomoção e dos esportistas, mas "principalmente do trabalhador da região norte da capital. “Já há algum tempo a Secretaria de Planejamento e a AMT estudam os locais que poderiam receber as ciclovias. Com a pista exclusiva, muitas pessoas terão a opção de utilizar a bicicleta e contar com a segurança do trecho que será segregado”, destacou.

Miguel Tiago: "as ciclovias vão beneficiar
o desportista, mas também e principalmente o trabalhador".

Participaram também da solenidade os vereadore Fábio Tokarski, Joãozinho Guimarães, Tiãozinho do Cais, Tatiana Lemos, Célia Valadão e Denício Trindade; o Coordenador da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Antenor Pinheiro;  A presidenta da Associação Goiana de Esclerose Múltipla Nacional (organiza eventos de rua), Eduarda Assis; o Presidente da Federação Goiana de Ciclismo, Gerson Mariano e representantes de vários grupos de ciclismo de Goiás.


Marina Sant´Anna e representantes do
Pedal Goiano e da Federação Goiana de Ciclismo.

Apesar do lançamento, o início da execução da obra ocorrerá somente "após o fim do período chuvoso", segundo o Prefeito Paulo Garcia.

* com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Goiânia.

2 comentários:

  1. Linda sua associação da bicicleta com o tempo passado e o presente. Quem sabe esteja mesmo brotando a semente para um futuro em que possamos todos voltar a ter cidades mais humanas, sem caos no trânsito.

    ResponderExcluir
  2. É tudo o que gente com a cabeça minimamente boa deseja. Esse caos urbano ninguém aguenta! Valeu, Regina.

    ResponderExcluir